Talvez você não saiba, mas existem alguns valores que o sanda, como modalidade esportiva quer transmitir.

Por isso é muito importante que você entenda isso e saiba quais são eles, caso contrário você corre o risco de banalizar um aspecto essencial da modalidade.

Portanto leia esse artigo até o final e assista ao vídeo abaixo para complementar a leitura!

O Sanda Expressa Valores Da Cultura E Filosofia Chinesa

O wushu é uma modalidade que tem mais do que a função de ser um esporte competitivo de alto rendimento.

Como qualquer esporte e prática corporal nasce dentro de uma cultura e por isso carrega dentro de si os valores presentes nela.

Claro que qualquer modalidade esportiva se transforma, inevitavelmente, quando entra em qualquer outra cultura.

No caso das artes marciais e esportes de combate vindos da Ásia eles tem um papel importante na manutenção dos valores das suas culturas de origem. Mas não necessariamente essas modalidades tem a intenção de transmiti-los para fora dela.

A propósito, se quer entender o processo de esportivização que as artes marciais tendem a passar, clique aqui.

No caso do wushu é evidente que ele procura se adequar aos ideais do olimpismo, do fair play, criados no século 19 pelo Barão de Coubertin, idealizador dos jogos olímpicos.

E é aí que o wushu e, consequentemente, o sanda procura se diferenciar enfatizando e transmitindo ao mundo os valores da sua cultura.

Portanto não é um esporte que visa APENAS ser mais uma modalidade competitiva de alto rendimento. O wushu quer se posicionar como uma modalidade que além de esporte é uma ferramenta educacional.

Isso muitas vezes pode não ser explícito, mas certamente é intencional.

O Wushu Quer Se Posicionar Como Modalidade Educacional

É claro que o esporte por si só pode e deve ser utilizado como ferramenta educacional. Porém, os esportes em si geralmente não tem esse objetivo como “item de fábrica”.

No alto rendimento existem certas medidas educativas para que o atleta tenha disciplina para treinar. Mas é algo voltado especificamente para que o atleta tenha o rendimento desejado e não visando um retorno à sociedade.

Por isso o papel de educar através do esporte vem de educadores responsáveis que o estudam e utilizam como ferramenta na sua prática pedagógica.

As federações internacionais de basquete, futebol, vôlei, por exemplo, não expressam algum compromisso educacional através das suas modalidades.

Não é esse o caso da IWUF (Federação Internacional de Wushu), que intencionalmente expressa o desejo de posicionar sua modalidade como ferramenta educativa.

Porém, se você não compreender isso muito bem certamente estará sujeito a cair em um discurso educacional raso. Como resultado, irá naturalmente banalizar os valores que o sanda se propõe a transmitir.

Os Valores Do Sanda Vem Do Confucionismo

Através das suas diferentes formas de manifestação esportiva (taolu interno, externo e sanda) o wushu expressa suas filosofias.

E isso não é só implícito, é bem enfatizado em cursos da IWUF. No caso do taijiquan (tai chi), por exemplo, é enfatizada a filosofia taoista.

Já no caso do sanda ficam evidentes os valores de natureza confucionista.

Aqui eu considero esses valores implícitos, já que até então não vi nenhum representante da IWUF enfatizar isso explicitamente no sanda.

Mas o confucionismo influencia a cultura Chinesa há mais de 2000 anos, então muitas coisas já são naturalizadas. E onde isso é expresso no sanda?

No sanda isso se expressa através da etiqueta. O sanda tem uma etiqueta que deve ser cumprida e isso é muito cobrado na competição.

Quando o atleta sobe no leitai, antes de cada round, a primeira coisa que o atleta deve fazer é cumprimentar seu treinador.

Em seguida ele se vira para cumprimentar os dois lados do público e a mesa central de arbitragem. E por último ele cumprimenta o seu adversário.

Ao final da luta, deve-se cumprimentar o atleta adversário, o treinador adversário e o árbitro.

E não são apenas os atletas quem devem saudar o público. Os árbitros também tem essa obrigação.

Quais Valores São Expressos Na Etiqueta Do Sanda

A etiqueta ao entrar e sair do leitai mostra os valores do sanda e expressa principalmente o respeito e a cortesia. Tanto em relação aos adversários e árbitros, quanto com o público, que também é parte essencial do evento.

Principalmente pelo fato de que a competição é feita para o público. Afinal, a competição de sanda e de wushu é um produto a ser comercializado.

E quando a etiqueta não é devidamente cumprida ela é cobrada. Isso ficou muito evidente na copa do mundo de sanda de 2019.

Alguns atletas acabavam se esquecendo de cumprir a etiqueta e eram cobrados pelos árbitros. A luta só começava depois que a etiqueta fosse devidamente cumprida.

A demonstração de respeito com todos os presentes é parte essencial do sanda. Mas não apenas a demonstração, pois no confucionismo o ritual só tem valor quando é sincero.

Portanto deve-se construir e vivenciar o respeito, a cortesia e a humildade internamente e depois expressá-lo externamente.

Esses valores se expressam na saudação do público, do adversário e seus superiores na hierarquia (treinadores, professores e árbitros).

O próprio cumprimento do ritual é uma demonstração de respeito em relação ao próprio ritual e também à modalidade.

Indo um pouco mais além, o respeito com os ancestrais também é algo muito importante. Isso diz respeito não só à família, mas a todos aqueles que vieram antes de você e te trouxeram algum conhecimento.

Isso significa que inclui os professores e mestres do passado e do presente, do wushu ou de qualquer outra área.

Então os valores do sanda se expressam no seu ritual pré e pós luta e através disso querem dar um exemplo ao mundo de educação, respeito e do convívio em harmonia.

Agora que você já sabe um pouco dos valores do sanda, quer se aprofundar e entender os detalhes mais sutis da luta de sanda no alto nível?

Então clique aqui e conheça o Sanda Expert!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!