Experiência individual é um requisito necessário para qualquer pessoa que queira levar sua atividade ao nível de arte. Porém, é comum nas artes marciais que os estudantes tenham esse direito negado e isso tem raízes históricas. Neste artigo vamos falar porque a experiência individual é necessária nas artes marciais e porque tem sido impedida.
A Busca Pelo Estado da Arte
Qualquer pessoa que queira passar de praticante ou estudante a artista precisa ser capaz de elevar sua atividade ao nível de arte. Para atingir esse nível é preciso ter a capacidade de se expressar por meio dela, pois arte é expressão. E para se expressar é preciso ter suas próprias ideias. Se olharmos os maiores artistas da história, veremos que eles foram originais, cada um na sua área. Muitos estiveram à frente da sua época, indo contra as tendências e muitas vezes sendo reconhecidos séculos depois.
Vincent Van Gogh criou uma técnica que o levou a ser considerado um dos maiores pintores da história. Mas isso hoje, pois na sua época ele foi tão original que sua técnica não era compreendida. Ele inovou quando parecia impossível. Até a década de 1960 se tocava guitarra de um jeito, então apareceu Jimmy Hendrix e mudou todas as regras. Hoje se diz que existe a guitarra antes de Jimmy Hendrix e depois de Jimmy Hendrix. A ginástica artística também era uma antes da Nadia Comaneci e com ela se tornou outra. Existem muitos outros exemplos, a maioria não chegou a transformar, mas eram excelentes no que faziam.
Nas artes marciais temos muitos exemplos também. Dong Haichuan, fundador do baguazhang, Wang Xiangzhai, fundador do yiquan são alguns exemplos, General Qi Jiguang, criador da formação pato mandarim e Musashi são alguns exemplos. O que os diferencia é o ato de fazer diferente aquilo que todos já fazem. Isso é possível por causa da sua experiência individual, da experimentação. Eles não ficaram presos às formulas que aprenderam, ao contrário eles experimentaram coisas diferentes.
Por Que os Alunos Não Tem Liberdade Para Experimentar
Então, assim como em qualquer arte, nas artes marciais também é preciso que o praticante tenha experiência individual. Mas aqui não estou falando de situações onde o aluno possa simplesmente colocar em prática o que aprendeu. É preciso experimentar, pois sem experimentar o aluno fica preso e a arte marcial fica engessada.
O problema é que há séculos na cultura das artes marciais os professores não permitem que os alunos tenham as próprias ideias. No passado o aluno devia seguir todas as ordens do professor, que não podia ser contestado. Havia suas razões para isso, muitos mestres guardavam segredo para proteger a si mesmos contra ataques dos seus próprios alunos. Eles escondiam muitas coisas dos alunos, ensinando tudo apenas para poucos alunos que fossem dignos de confiança.
Porém essa cultura foi passada adiante até os dias atuais, pois os professores foram educados para não contestar. Assim, muitos não contestam a forma como foram ensinados, por isso não dão liberdade para os seus alunos experimentarem. É necessário sair um pouco das fórmulas para expressar e testar suas próprias ideias. Os ensinamentos servem de referência, mas não são estáticos, é preciso ter certo grau de flexibilidade. O que os professores ensinam são como um esqueleto e você precisa mexer esse esqueleto. E isso se faz experimentando.
Como Adquirir Experiência Individual
Na aula de música o aluno é estimulado a improvisar , experimentar e criar. Numa aula de dança os alunos são estimulados a criar suas coreografias. Assim o aprendizado ganha mais significado e é assim que se faz um artista. Um músico que não cria e não sabe improvisar se torna uma cópia, um músico mecânico. Ninguém que entenda um mínimo de música gosta de um músico inexpressivo. Ninguém gosta de um artista que não sabe imprimir a sua personalidade na sua arte, pois isso não é um artista. É uma pessoa que não tem domínio do que faz.
Um artista marcial deve ser capaz de tomar decisões rápidas, assim como um músico que no improviso nunca sabe qual será a próxima nota. Um artista marcial incapaz disso não é um artista, pois não tem domínio do que faz.
Por isso é preciso experimentar diferentes situações, mesmo que o professor não tenha ensinado, afinal nem tudo se ensina. Algumas coisas só se aprende com experiência individual, experimentando, testando, vendo o que dá certo e o que não dá. Por isso, procure um espaço para fazer experimentações. Claro que se o professor não permite isso nas aulas você não deve quebrar as regras da escola. Então combine um horário e local fora da escola com um parceiro de treino e coloque as ideias em prática. Na aula isso nem sempre é possível, isso às vezes é tarefa de casa.
Então não se deixe permita engessar, utilize o que aprendeu na sua escola e vá além disso, mas procure também explorar outros limites. Se não souber como fazer isso e precisar de um guia, você pode baixar o meu ebook com dicas para praticar. Você também pode começar com este exercício e usar sua imaginação para modificá-lo. Você não só aprenderá mais rápido, como também aprenderá o que não foi ensinado.
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