Recentemente disputei (e venci) o campeonato brasileiro de wushu e na ocasião pude sacar na prática como os esportes de luta movimentam a economia.

E quando pensamos nos benefícios dos esportes e artes marciais, precisamos pensar além dos benefícios para os praticantes e para quem trabalha diretamente com as modalidades.

É preciso pensar além.

Precisamos pensar em prol do bem comum, na sociedade como um todo.

Por isso, neste artigo vou explicar como os esportes de combate fazem a economia se movimentar.

Com esse artigo, espero ajudar com argumentos a conseguirmos mais apoios para realizar e disputar de competições de esportes de luta.

Se preferir, pode assistir ao vídeo abaixo.

Esporte É Entretenimento

Quem vivencia o esporte diariamente no Brasil sabe muito bem a falta de incentivo que temos no nosso país.

Não é só com o esporte, mas também com as artes e educação e nós precisamos mudar isso.

O esporte pode ser um excelente meio educacional e uma das formas mais efetivas de ascensão social.

Além disso, praticar um esporte traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental.

Mas além disso, o esporte tem outra função que poucas pessoas citam: esporte é entretenimento.

Nós, humanos, somos a única espécie animal que produz cultura e entretenimento é uma parte importante dela.

Entretenimento é uma necessidade de qualquer sociedade. É por isso que as pessoas pagam para ir ao cinema, para assistir um jogo de futebol ou uma luta do UFC.

Sim, o esporte de rendimento é um produto de consumo do capitalismo (falo um pouco disso nesse artigo aqui). E os esportes de luta, assim como qualquer esporte, podem suprir essa necessidade de entretenimento.

Entreter um público por si só é uma justificativa muito forte para promover competições de lutas.

Então os esportes de luta podem movimentar a economia se o público paga para assistir uma modalidade de alto nível.

Hoje As Marcas Se Beneficiam Com As Redes Sociais

Todo mundo sabe que os patrocinadores tem bastante exposição ao apoiar um esporte ou um atleta. Principalmente se esse atleta tiver um grande número de seguidores nas redes sociais.

Seguidores destes atletas ou fãs de determinada modalidade se tornam conscientes de que uma marca os está apoiando. Assim, eles podem se tornar mais propensos a comprar produtos destas marcas.

Isso porque na hora de comprar determinado produto a tendência é comprar das marcas utilizadas pelos seus ídolos ou que apoiam sua modalidade preferida.

Dessa forma, uma marca pode aumentar suas vendas ao ser exposta para um público grande de uma modalidade ou de um atleta que exerce grande influência sobre determinado nicho.

Os esportes de luta movimentam a economia de uma forma que faz muito mais diferença na nossa vida. Mas não são só os patrocinadores que se beneficiam, mas quase não se ouve falar disso.

Portanto, preste atenção no mais importante que vem a seguir.

Esportes De Luta Movimentam A Economia Local

Imagine que você é um dono ou dona de um comércio local em uma cidade turística e que fica completamente vazia em período de baixa temporada.

De repente, atletas de todo o Brasil vem se hospedar no seu hotel, almoçar e jantar no seu restaurante ou tomar café na sua padaria depois da pesagem.

Pois é. Foi exatamente isso que eu vi acontecer no campeonato brasileiro de wushu desse ano (2019) em Bombinhas-SC.

Foi aí que, ao conversar com donos de restaurantes e recepcionistas de hotel, percebi como os esportes, incluindo os esportes de luta, movimentam a economia local.

Não importa se a maior parte do público do evento são os próprios atletas. São atletas se hospedando nos hotéis e consumindo nos restaurantes, padarias, mercados e lojinhas.

Portanto, realizar uma competição esportiva ajuda no desenvolvimento da economia de uma cidade, não importa quão expressiva é a modalidade. E os esportes de combate são uma ótima opção de evento esportivo para ser realizado.

Agora, se o seu objetivo é saber como preparar melhor seus atletas de combate para as competições, dê uma olhada aqui!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!