Certa vez, três amigos estudiosos de kung fu se depararam com a dificuldade que é treinar combate com armas. Não é comum, especialmente no Brasil, encontrar espadas de artes marciais chinesas adequadas para treino de combate. O mais próximo disso seria o boken, a espada de madeira utilizada nas artes marciais japonesas, mas na época eles não tinham dinheiro no bolso. Foi aí que eu, que fazia parte deste grupo, achei uma solução barata e efetiva: confeccionar uma espada de PVC. No vídeo abaixo eu ensino como fazer e ela certamente pode ser usada para treinar as técnicas do Dandao Fa Xuan e do Muye Dobo Tongji.

Vantagens da espada de PVC

A princípio, a espada de PVC parece uma “gambiarra”, mas ela possui algumas vantagens em relação às espadas de madeira. Com o cano de PVC é possível confeccionar não só espadas, mas também arcos potentes e outras armas. Inclusive, foi assim que eu descobri que eu poderia usar o PVC para fazer espadas. A primeira vantagem é que o valor investido, pois o material é muito barato. Com menos de R$ 10,00, um pouco do seu tempo e de paciência você tem a sua arma pronta para uso. A maioria das espadas e sabres  para artes marciais chinesas disponíveis no mercado são feitas para praticar formas, não combate. São as armas de alumínio feitas para competição ou de madeira, mas que são danificadas quando sofrem pequenos impactos. Quando é preciso substituí-las, o investimento financeiro é alto.

Espadas de competição formam rachaduras quando sofrem o impacto de uma outra arma. Como eu recomendo que se toque o companheiro nos treinos, este poderá se cortar por causa dessas rachaduras. Os cortes e perfurações poderão acontecer mesmo se a arma estiver intacta. As espadas de madeira disponíveis são feitas numa espessura próxima da espada de aço e por isso se quebram com facilidade. Além disso adquirem farpas com pequenos impactos, que no contato com o corpo acabam entrando na pele. O PVC é um material flexível, o que dissipa a energia do impacto, evitando rachaduras ou que ele se quebre. É claro que, como todo material, ele tem os seus limites, mas se treinar da forma correta, a espada de PVC terá longa duração. E se quebrar e for preciso ser substituída, lembre-se: R$ 10,00.

Comparação com a boken

Algumas pessoas podem dizer que a espada de PVC é muito leve e que a boken é mais próxima do peso de uma espada de aço. É verdade, pensando no tipo de sabre que o boken representa essa é a sua vantagem em relação ao PVC. Mas isso pode ser minimizado confeccionando a espada com um cano dentro do outro. Além disso, existem espadas chinesas que são bem leves, assim a diferença de peso para o PVC não é tanta.

Entretanto, existe uma característica do PVC que a espada de madeira não pode superar. O PVC pode ser moldado num formato quase idêntico à espada de aço. Apesar de ficar um pouco mais espesso, ele pode ser achatado, chegando perto da espessura de uma lâmina. Assim, a espada de PVC pode ser fina sem quebrar facilmente (usando direito) por causa da flexibilidade do material. Isso não é possível com uma espada de madeira, que para não quebrar precisa ser arredondada. Lidar com o formato de uma lâmina é significativamente diferente de lidar com algo de formato arredondado, como a boken. Essa característica oferece outra vantagem em relação à espada de madeira, pois oferece um estímulo ao sistema nervoso mais próximo do real.

Por isso, as características da espada de PVC combinadas com instrução correta tornam mais fácil compreender a espada de aço. Treinando adequadamente se aprende facilmente sobre as direções de maior e menor resistência da espada. Assim fica fácil aprender as vantagens, desvantagens e como tirar o maior proveito da espada e sabre de aço sem danificá-los. Por isso, aconselho o treino com a espada de madeira por causa do peso e de PVC por causa do formato.

Estímulo à autoexpressão e criatividade

Outra vantagem que a espada feita em casa proporciona é o fato de ser feita com as próprias mãos. Isso desenvolve a coordenação motora fina (coordenação das mãos para movimentos de precisão). Além do mais, a confecção desenvolve a concentração e a autoexpressão, por isso possui alto valor educativo. O indivíduo pode expressar a sua individualidade e criatividade pintando, desenhando, escrevendo e adicionando os detalhes que quiser. Isso dá originalidade e agrega maior valor, inclusive sentimental, ao seu instrumento de treino.

Dicas e cuidados

Para fazer uma espada reta chinesa como a da foto, katana ou outro tipo de lâmina estreita, utilize o cano de 25 mm de diâmetro. Achate bem o cano de forma que não haja muito espaço no meio da “lâmina”. Isso evita a perda da flexibilidade, o que deixa a arma mais suscetível à quebra. Porém não se deve eliminar totalmente o espaço entre as duas bordas, pois isso deixará a arma flexível de mais e também mais suscetível à quebra. O segredo é o equilíbrio. Por esse motivo, espadas de aço, especialmente as chinesas, também possuem um certo grau de flexibilidade.

Porém, é necessário atentar para o fato de que o PVC queimado é tóxico, por isso é preciso tomar cuidado para não deixar queimar e encaminhar as sobras para locais específicos para a reciclagem de PVC, evitando assim a incineração e a consequente poluição decorrente da liberação das toxinas.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário dizendo como te ajudou e compartilhe para que possa ajudar outras pessoas!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!