Como Aquecer Para Melhorar Seus Resultados nas Artes Marciais

Sabemos que o aquecimento é importante para a prática de exercícios físicos, incluindo as artes marciais e esportes de combate. O que ninguém fala é que a maneira como você vem aquecendo te impede de alcançar os seus objetivos. Então neste artigo eu vou te dizer como aquecer para melhorar seus resultados nas artes marciais.

Como o aquecimento prepara os músculos

O aquecimento é uma parte importante do treinamento ou da competição para preparar o corpo para os esforços que serão feitos. Durante o exercício o corpo prioriza o fluxo sanguíneo para os músculos. Pela constrição dos vasos periféricos parte do sangue que iria, por exemplo, para a pele é disponibilizada para os músculos. Isso é necessário já quo aumento da carga e do esforço exige maior quantidade de sangue para os músculos.

Priorizar o fluxo de sangue para os músculos leva um tempo, não é instantâneo. Assim, o aquecimento faz com que na hora do esforço intenso sangue suficiente já esteja disponível na musculatura. Se você não aquecer, por exemplo, antes de uma competição, você não terá sangue suficiente na hora que você precisa. Então o corpo gastará um tempo da competição se adaptando para enviar a quantidade necessária de sangue para a musculatura. É aí que você se expõe ao risco de se lesionar.

Não basta aquecer, é preciso preparar para as funções

Porém, uma coisa que você precisa saber é que o aquecimento não serve apenas para enviar mais sangue para os músculos. O aquecimento também é para preparar os músculos para as funções que eles serão utilizados. Não adianta correr e fazer polichinelos se o que você vai fazer na luta não é isso. Esse tipo de aquecimento foi introduzido nas artes marciais quando elas começaram a incorporar a ginástica ocidental. Isso aconteceu no final do século 19 e início do século 20 e esse processo eu explico neste artigo.

Mas então como aquecer para melhorar sua performance nas lutas e alcançar os seus objetivos?

O problema do aquecimento ginástico é que ele não obedece ao princípio da especificidade. Expliquei este princípio neste artigo sobre treino de resistência para. O aquecimento ginástico não é específico para as artes marciais e esportes de combate, por isso não prepara o corpo para o que ele irá fazer. Se você quer saber como aquecer para melhorar, a primeira coisa é entender que o aquecimento precisa ser necessariamente específico.

Como aquecer para melhorar seus resultados

Antes da introdução da ginástica europeia no oriente não havia o tipo de aquecimento que se vê hoje. As artes marciais anteriores a esse período já tinham suas formas específicas de aquecimento. Algumas surgidas nessa época também possuíam e de forma geral quase todas ainda conservam suas formas de aquecer. Elas de fato preparam o corpo para o que será feito na luta, diferente das variações de corrida e dos polichinelos…

Pense comigo… Você já viu um tigre aquecer para lutar ou caçar? Enquanto o tigre procura por uma presa o corpo dele já se prepara para isso. Afinal, quando ele luta ou caça ele não faz movimentos muito diferentes daqueles que ele faz enquanto procura a presa. E também não são diferentes dos que ele já faz o tempo todo no dia a dia, que são correr e saltar.

como aquecer para melhorarAs próprias formas, posturas e técnicas das artes marciais já aquecem o seu corpo. Você só precisa fazê-los em intensidade moderada. Muitas possuem ainda exercícios pensados especificamente para preparar o corpo, que envolvem os movimentos e posturas de luta.

Então, quanto mais próximo dos movimentos de luta for o seu aquecimento, melhor será o resultado que você vai alcançar. Afinal, você pratica esses movimentos enquanto aquece, ao invés de fazer algo aleatório que não te ajuda e te faz perder tempo. Mas é preciso entender que o aquecimento é para aumentar a sua circulação sanguínea, portanto não pode esgotar suas energias.

Como aquecer para melhorar as táticas

É preciso lembrar que muitos esportes de combate não possuem formas próprias de aquecimento, emprestando-as da ginástica. E embora as artes marciais já tenham seus aquecimentos específicos, existe uma coisa que eles não dão conta.

Geralmente o aquecimento nas artes marciais prepara apenas o corpo para realizar os movimentos específicos. Porém, além de nos movimentar, no combate precisamos tomar decisões. Para que nossas táticas de luta funcionem, precisamos ser capazes de tomar as melhores decisões em frações de segundo. Então precisamos estar preparados para tomar estas decisões enquanto realizamos os movimentos de luta. A melhor forma de desenvolver essa capacidade é treinando a sua mente para tomar decisões desde o aquecimento. Eu explico em detalhes como fazer isso na minha aula sobre táticas de luta, que você pode participar clicando aqui.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário me dizendo o que você acha do aquecimento ou com as suas dúvidas e compartilhe com os seus amigos!

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *