Será que não tem perigo do nunchaku se voltar contra o usuário depois de atingir o alvo? Essa é uma pergunta que eu recebi nos comentários do meu vídeo sobre como realmente usar o nunchaku. É justamente por causa dessa pergunta que eu escrevo esse artigo! Vamos lá?
Ao assistir meu vídeo anterior sobre nunchaku, um amigo meu comentou que acrescentaria apenas uma coisa: atingir um alvo. Aí eu lembrei que havia recebido uma pergunta nos comentários do vídeo exatamente sobre isso. A pergunta dizia se não havia perigo do nunchaku se voltar contra o usuário depois de atingir o alvo.
É Importante Treinar Com um Alvo
É verdade que manipular o nunchaku depois de atingir o alvo é diferente, como disse o meu amigo Gustavo. Não é que seja mais difícil, só é diferente. Então o seu sistema nervoso precisa se adaptar a isso, seu corpo precisa estar acostumado para que isso não seja percebido como algo estranho. Então é preciso praticar contra um alvo para sentir a diferença.
Quando você atinge o alvo, o impacto da arma sobre o alvo é sentido por você. A vibração do impacto vai caminhar pela arma, vai entrar pela sua mão, subir pelo seu antebraço e assim ser sentida no seu corpo. Então é preciso aprender a tensionar a mão no momento e na medida certa para que não haja perigo do nunchaku escapar da sua mão. Embora pareça algo muito simples, é preciso ter essa adaptação. Isso não ocorre da mesma forma quando você pratica movimentos sem alvo.
Você pode até estar pensando que você não precisa disso, porque você não treina para bater em alguém. Ou que pelo menos não é essa arma que você usaria se precisasse se defender. Tudo bem, eu concordo com você, mas treinar num alvo é outro estimulante para o sistema nervoso, para o cérebro. E estimular o cérebro é bom para muitas outras coisas. Previne alzheimer, mal de Parkinson, te torna mais capaz de fazer muitas coisas. Esse estímulo faz com que você desenvolva um controle mais fino das articulações do punho, mãos e dedos. Estimulando os movimentos articulares você previne muitas tendinites que podem ser adquiridas por treinos mal orientados.
Como Atingir o Alvo
Para treinar num alvo, primeiro é preciso de um alvo. Eu sugiro uma garrafa PET cheia de água (e bem tampada) apoiada sobre um banco ou algo do tipo. Eu, particularmente, uso pedaços de bananeira para fazer treinos desse tipo. Depois, é preciso saber com qual parte da arma atingir o alvo. A força do golpe é projetada na ponta, então é preciso atingir com a ponta do bastão. Não pode ser atingido com o meio do bastão, com a região próxima da corrente. Atingindo com essa parte, o golpe não tem muita efetividade. É assim que se quebra bastões no corpo naquelas apresentações de artes marciais. Se bate no corpo com o meio do bastão, assim a pancada não dói e o bastão se quebra. Mas isso é assunto para outro artigo…
Tendo atingido o alvo, o bastão solto do nunchaku vai reagir ao impacto e ser levemente desestabilizado. Será formada uma alavanca, já que na ponta há uma força contrária ao movimento, que é a resistência do alvo. Como a corrente é algo que não é rígido, ela vai funcionar mais ou menos como um amortecedor e o bastão livre sofrerá uma oscilação. É a isso que é preciso se adaptar, pois é algo que só acontece com o nunchaku quando você atinge o alvo.
O Perigo do Nunchaku ao Atingir o Alvo
Então é preciso se adaptar a esse movimento para que o nunchaku não se volte contra o usuário, certo? Na verdade não. Se adaptar a esse movimento não serve para você se proteger do perigo do nunchaku te acertar. Na verdade, aprender a se adaptar a essa oscilação serve para que você mantenha o controle da arma sem interromper o movimento dela. Assim, você pode aproveitar a energia que restou do impacto para conduzir o nunchaku para outro movimento logo em seguida.
Na verdade, não há perigo do nunchaku te atingir, pois ele está muito longe de você e porque o alvo se move na direção da força. Se o alvo não estiver fixo, como no vídeo ou se for uma pessoa, ele vai cair. Não hão como o nunchaku voltar para trás como se tivesse batido num elástico.
Para falar a verdade, acho impossível que você atinja a si mesma (vou falar no feminino mesmo, porque do contrário em artes marciais parece que ao falar no masculino só se está falando com homens. Homens, não se ofendam). Você só vai se atingir se você errar o alvo e a trajetória do nunchaku estiver direcionada para o seu corpo. Ou então, se você estiver treinando movimentos sem alvo e não tiver controle do bastão livre da arma. É por isso que ter o controle da ponta livre é a primeira coisa que você deve aprender.
Então, se você tiver controle da arma não se preocupe, não há perigo do nunchaku te atingir. Espero com esse artigo ter esclarecido essa dúvida. Não esqueça de assistir ao vídeo se quiser informações visuais para complementar, algumas coisas escritas aqui eu mostro no vídeo.
Gostou desse artigo? Me fale nos comentários a sua opinião e compartilhe nas redes sociais, pois essa é uma dúvida de muitas pessoas!
Seja o primeiro a comentar!