Recentemente fui pedido para falar sobre o nunchaku. Sendo uma arma tão popular eu mesmo já havia enxergado a necessidade de falar a respeito. Então nesse artigo vou falar como realmente usar o nunchaku.

A Origem do Nunchaku

Muitas opiniões divergem sobre a origem desta arma. Já ouvi que a origem é a China, Coreia, mas ainda não sei sua verdadeira origem. No passado a China era, junto com a Índia, o centro econômico, cultural e científico da Ásia. Mencionei esse fato no artigo sobre a arte marcial mais antigaPor isso, existe possibilidade do nunchaku ter se originado na China.

De todo modo, o nunchaku era originalmente uma ferramenta de fazendeiros. Essa ferramenta era utilizada para separar os grãos de arroz da planta. No Muye Dobo Tongji está registrado que o pyun kon (bastão de duas seções) é similar a uma ferramenta de agricultores que trabalham com arroz. Como o arroz é a base da alimentação na Ásia, podemos dizer que qualquer lugar da Ásia pode ter originado o nunchaku.

A Popularização do Nunchaku

O nunchaku não teria a popularidade que tem se não fossem os filmes de Bruce Lee. Quem não se lembra dele de roupa amarela segurando um nunchaku em “O Jogo da Morte”? É uma arma que ele utilizou em todos os seus filmes, se não estou enganado. Bruce tornou o nunchaku tão popular que ele foi adotado em muitas das mais diversas artes marciais, chinesas ou não. Cada uma criou suas próprias formas de nunchaku baseadas nos movimentos vistos nos filmes.

E aí reside o problema de se fazer as coisas sem reflexão. As formas foram criadas baseadas em movimentos feitos para o cinema, sem pensar na sua eficácia em combate. Eu estou generalizando, mas porque nunca vi uma escola que criou métodos de nunchaku que não sejam cópia dos filmes. Na criação dessas formas não se pensou como realmente usar o nunchaku. Estou dizendo que o nunchaku não funciona? Sim, claro que o nunchaku funciona, mas precisa ser utilizado sem firulas.

Como Realmente Usar o Nunchaku

Então agora vamos entender como realmente usar o nunchaku. Precisamos entender que o objetivo dos filmes é o entretenimento. Assim, alguns movimentos de luta visam engrandecer as habilidades do protagonista frente aos adversários. Sabe aqueles movimentos que o personagem faz antes de lutar para demostrar suas habilidades? Então… O próprio Bruce Lee dizia que alguns movimentos são feitos para filmes, não para a vida real.

No caso do nunchaku, muitos movimentos são, digamos, malabarismo, como os movimentos de troca de mãos. Você deve deixar de praticá-los? Não, são ótimos movimentos para coordenação motora, porém são movimentos sem eficiência em combate. Trocar o nunchaku de mão gasta uma fração de segundo decisiva. Muitos giros desperdiçam energia. É preciso utilizar a arma de forma inteligente.

Além disso, ninguém consegue manejar um objeto com a mesma destreza nas duas mãos, sempre temos uma mão dominante. Num combate convém deixar a arma na mão que possui maior destreza. O próprio Bruce Lee raramente usava o nunchaku na mão esquerda nas suas cenas. Normalmente ele a utilizava apenas para alguns movimentos de malabarismo, fazendo a maioria dos movimentos e golpes com a direita.

Convenhamos que se você tivesse que lutar com uma espada você a usaria na mão dominante, não é? Por que com o nunchaku seria diferente? Se os professores não ensinam isso, eles não compreenderam a arma, apenas copiaram dos filmes. Ou seja, é enganação baseada na fantasia. Então é preciso entender que os exercícios de coordenação são bons e devem ser feitos. Mas para praticar visando o combate, é preciso utilizá-lo na mão dominante, como qualquer outra arma.

Dicas Para Treino

Para aprender como realmente usar o nunchaku, é preciso entender as características da arma. O nunchaku é uma arma composta de dois bastões articulados por uma corrente. Isso faz com que você o controle do bastão livre seja indireto, por isso iniciantes normalmente atingem a si mesmos. Então uma das primeiras coisas a se tentar fazer é parar o movimento do nunchaku.

Os movimentos do nunchaku são movimentos de corte, como uma espada. A diferença é que não é necessária a mesma precisão, já que é uma arma de formato cilíndrico. Qualquer direção do bastão pode ser utilizada para atingir, diferente de uma lâmina, que tem uma direção específica. Assim como o corte de uma espada, os movimentos não podem ser apenas dos braços. É preciso usar os pés, quadris e o tronco.

Para que os movimentos tenham potência é preciso ter o punho relaxado para fazer um bom uso de alavanca. Para fazer uma boa alavanca é preciso saber onde segurar. Alguns orientam a segurar o bastão 3 a 4 dedos abaixo da corrente. Não é necessário. Isso pode ser bom para iniciantes, pois assim se forma um braço de alavanca menor, diminuindo a sensação de peso. Mas não é uma regra, a verdade é que se deve segurar a arma onde se sentir mais confortável. Para isso é preciso experimentar. De fato é melhor segurar um pouco mais no meio do bastão. Assim se tem um braço de alavanca grande e não é muito pesado, garantindo potência nos movimentos.

Então o nunchaku é utilizado praticamente do mesmo modo que uma espada, com algumas diferenças estruturais. Sabendo de tudo isso, você pode experimentar o peso, balanço, vários tipos de movimentos, giros, pancadas, trocas de mão… Mas sem esquecer que alguns desses movimentos são para coordenação motora e que no combate se usa a arma na mão dominante.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos e deixe sua opinião nos comentários!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 Comentários

  1. Rodolfo José Machado Reis Pereira disse:

    foi eu que pedi pra falar sobre o Nunchaku professor e do Bruce lee tb,obrigado pela lembrança,grande vídeo,ficou muito bom,com certeza em uma luta de verdade não seria adequado o uso do nunchaku né,igual vc explicou no video na hora dos movimentos de um braço para outro se perderia segundos preciosos e o oponente poderia atacar nesses segundos,o nunchaku seria mais para uma demonstração de habilidades né,do que usado como uma arma,abraço professor,

    • jeronimo disse:

      Na verdade não é que o nunchaku não seja adequado em um combate, mas sim que muitos dos movimentos dos filmes não são adequados. O nunchaku é uma ótima arma, mas é preciso saber como empregar da maneira correta, adequada a cada contexto. O contexto dos filmes e das apresentações é um e o contexto do combate é outro.

  2. Paulo Cantanhede disse:

    Olá! Tudo bem? Gosto muito do seu canal e apreciei muito seus vídeos sobre o Nunchaku que é uma das minhas armas favoritas. Nunchaku é um termo da ilha de Okinawa para designar a arma conhecida nas Filipinas como “Tabak Toyok” ou “Chako” , “Er Jie Gun” ou “Lien Thin Kuan” na China e “I Yon Bon” ou “San Jul Kon” na Coréia”. Eu acredito que a origem do Nunchaku se deu a partir das armas flexíveis do Wushu como o San Thien Kuan,o bastão de três segmentos ou de implementos agrícolas utilizados na cultura do arroz que foram convertidos em armas como as invasões estrangeiras como a dominação de Okinawa e das ilhas Ryukyu pelo império japonês e a colonização das Filipinas pela Espanha. Parabéns pelo seu trabalho. Abraços!!!

  3. Cleber disse:

    Para complicar mais, descobri que uma ferramenta composta por dois bastões unidos por uma corrente é usado tradicionalmente na separação de grãos no Nordeste do Brasil, o que complica mais ainda a identificação da origem dessa arma.

    • Muito legal! Basicamente a mesma função que era usada na Ásia! Bom, a origem, enquanto arma utilizada nas artes marciais a gente sabe que tá na Ásia. Mas se essa ferramenta existe no Brasil, o nunchaku poderia muito bem ter sido criado “simultaneamente” no Brasil (o motivo do “simultaneamente” estar entre parênteses se você ler o meu artigo sobre a espada chinesa da dinastia Han você vai entender). Certamente alguém já deve ter usado isso pra se defender lá no Nordeste. Sabe o nome dessa ferramenta?