Sem dúvida nenhuma, um dos assuntos que mais gera interesse em praticantes de artes marciais são os pontos vitais.
Muitas escolas de artes marciais de diversos países possuem técnicas de pressão de pontos sensíveis em maior ou menor grau. Estes pontos estão situados nos meridianos, canais por onde circula a energia, estudados pela acupuntura. Cada um destes pontos, quando estimulados na medida certa, causam efeitos específicos no corpo.
Quando há excesso ou carência de energia em algum ponto, a saúde está em estado de desequilíbrio. Assim, muitos problemas de saúde são resolvidos ao fazer com que a energia circule da maneira correta nos pontos e nos seus meridianos correspondentes.
Da mesma forma, causando desequilíbrio nestes mesmos pontos a saúde fica comprometida. Determinados pontos são tão sensíveis que podem causar desmaios ou mesmo a morte, quando atingidos com a força apropriada. É nesta teoria que se baseiam algumas técnicas de diversas artes marciais.
No hapkido se pressiona alguns destes pontos nos treinos. Isso é benéfico do ponto de vista da saúde, quando feito corretamente. Entretanto, precisamos tomar o cuidado de sermos realistas ao pensar em utilizá-los no combate. É isto o que será discutido neste artigo.
Como Identificar Pontos Vitais ou Sensíveis
Nosso corpo, da mesma forma que qualquer outro corpo animal, é naturalmente dotado da capacidade de defesa. Por isso ele é construído estrategicamente, protegendo determinadas áreas por meio da sua estrutura.
Conhecendo esta estrutura podemos identificar facilmente os principais pontos vitais, sensíveis ou traumáticos. Basicamente, o que o corpo faz é proteger estes pontos por meio de uma concavidade. Entendendo está lógica, sabemos que onde há uma concavidade, há um ponto sensível.
Mas é preciso saber que o ponto exato é profundo, não estando na superfície do corpo. Grande parte destes pontos são fáceis de serem identificados. A maioria deles está localizada na linha mediana (central) do corpo, tanto anterior (frente), quanto posterior (costas).
Na frente temos, por exemplo, a concavidade acima do nariz, entre as sobrancelhas. Na concavidade entre o nariz e o lábio superior temos o ponto número 26 do meridiano du mai (vaso governador). Exatamente no centro entre o queixo e o lábio inferior temos o ponto 24 do ren mai (vaso da concepção). Daí para baixo existem vários pontos sensíveis do meridiano do vaso da concepção.
Na garganta temos a proeminência laríngea (popularmente conhecida como pomo-de-Adão) e uma cavidade logo acima do osso esterno. O osso esterno é o osso do peito que se articula na frente com as costelas. Ele é formado por três partes, o manúbrio (superior), corpo (central) e processo xifóide (inferior). No processo xifóide há uma pequena cavidade, que é também um destes pontos. Logo abaixo do esterno temos o que é conhecido popularmente como “boca do estômago”, que afeta o diafragma.
Há ainda os testículos e entre os genitais e o ânus, o ponto 1 do vaso da concepção. A maioria dos pontos sensíveis do vaso governador estão nas costas. A base do crânio é um deles, assim como vários outros pontos da coluna.
Pontos Sensíveis no Combate
Existem pontos muito fáceis de serem identificados, como as axilas e a cavidade orbital, onde estão os olhos. Porém existem outros que não são tão fáceis de serem identificados por estarem entre articulações pequenas.
É preciso, porém, observar que independente de pontos de acupuntura, na coluna vertebral praticamente qualquer lugar atingido pode gerar uma paralisia permanente. O que será paralisado depende da região atingida, quanto mais alta, maior o comprometimento.
No peito ou nas costelas é o mesmo, qualquer órgão atingido causará um enorme dano ao indivíduo. Algumas destas áreas podem levar até mesmo à morte. Por isso o centro é visado como alvo, não há necessidade de se pensar em pontos vitais. Entretanto, existem teorias que dizem até mesmo qual o horário que se deve atacar cada ponto.
Porém, o mestre Wang Xiangzhai, fundador do yiquan tinha fortes críticas contra isso. Ele possui no “O Eixo central do caminho do punho”, manual escrito para os seus alunos, um pequeno capítulo exclusivo sobre isso, onde diz que
num combate é difícil atingir qualquer ponto, quanto mais um ponto tão específico. Com oponentes de níveis similares, enquanto você procura uma chance para atingir um ponto de acupuntura, o adversário tem tempo para atingir qualquer lugar. Se faltam habilidades básicas, mesmo que atinja algum ponto por sorte, será ineficaz. Porém, se você desenvolve força suficiente, qualquer lugar no peito ou nas costelas que atingir será um ponto mortal. Dessa forma, sem tentar atingir pontos vitais você atinge este resultado.
Por fim, ele encerra dizendo que aprender a atingir determinados pontos em horários fixos leva o indivíduo cada vez mais longe do caminho da arte marcial.
É Melhor Desenvolver Sua Força
Devemos ter em mente que o combate é dinâmico. Já é difícil atingir um pequeno ponto imóvel, quanto mais num alvo em movimento tentando lhe atingir também.
Porém, imagine-se levando um tiro de pistola ou uma flecha no braço. Existe alguma necessidade de se atingir algum ponto de acupuntura? Claro que não. Qualquer lugar atingido no braço irá causar febre, tontura ou desmaio, pois existe força suficiente para causar estes efeitos. Se você fosse capaz de desenvolver este tipo de força, não seria muito melhor do que saber sobre pontos sensíveis?
O único método que eu conheço capaz de desenvolver a força ao máximo é o lao qigong. É o único método que eu conheço capaz de desenvolver os cinco tipos de força (5 elementos). Porém, o motivo de ter este conhecimento e esta capacidade não é e nunca deve ser o de machucar pessoas. Nunca treine pensando assim.
Para desenvolver esta força é preciso lidar com muitos aspectos internos, sejam físicos, psíquicos ou emocionais. É preciso aprender a conhecer o seu próprio corpo, tendo consciência das suas potencialidades e fraquezas. Portanto o objetivo do treinamento é aprimorar as capacidades físicas e a inteligência. Treinando assim, você irá desenvolver o potencial humano na sua plenitude.
Gostou deste artigo? Deixe um comentário para dizer a sua opinião e compartilhe nas redes sociais!
Seja o primeiro a comentar!