Hapkido

Possuindo o hapkido como currículo básico, as aulas do hapkido de Valinhos são a porta de entrada para outras artes marciais coreanas. São elas hankido, hangumdo e gicheonmun. Todas elas se mantém fiéis aos princípios marciais, por isso não se tornaram esportes de combate.

Hapkido

É uma arte marcial ampla e rica, quando bem ensinada. Possui todos os tipos de golpes, como golpes de pés, mãos, joelhos, cotovelos, projeções e armas. Porém, sua característica principal são as torções de articulações. Fundado pelo grão mestre Choi Yong-sul (1904-1986), suas raízes estão no daito-ryu aikijujutsu. Esta arte marcial de origem japonesa foi estudada pelo mestre Choi no Japão com o mestre Sokaku Takeda. O daito-ryu aiki jujutsu é também uma das raízes do aikido, cujo fundador, Morihei Ueshiba, foi também aluno de Takeda. Hapkido é uma denominação tardia, tendo sido inicialmente chamado de yusul, yawara, yu kwon sul e hapki yu kwon sul.

Com sua expansão e popularização, foi sofrendo influências de outras artes marciais coreanas nas gerações posteriores. Assim, gradualmente foram sendo incorporados mais elementos. O Grão Mestre Lim Hyun-soo foi o aluno que mais conviveu com o fundador, mantendo o hapkido original até os dias de hoje. Em 2015 professor Luiz Miele esteve mais uma vez na Coreia do Sul com alguns de seus alunos, desta vez conhecendo e estudando com o Grão Mestre Lim. Uma prévia do que foi estudado pode ser conferida no vídeo abaixo.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *