Teoria dos 5 Elementos

A teoria dos 5 elementos é uma teoria popular nas artes marciais chinesas. Talvez pouco popular no Brasil, mas era amplamente difundida na China. Não estou certo se ela está presente em artes marciais coreanas, japonesas ou de outrJos países do sudeste asiático. Mas dada a influência da China na região é possível que esta teoria esteja presente em artes marciais de outras nacionalidades. De todo modo, a teoria dos 5 elementos gera confusão já há mais de 100 anos e precisa ser esclarecida.

teoria dos 5 elementos

Teoria dos 5 elementos na medicina chinesa

Os 5 elementos, que são água, fogo, terra, metal e madeira estão amplamente presentes na cultura chinesa. Por isso eles estão presentes tanto nas artes marciais, quanto na filosofia e na medicina. Na medicina tradicional chinesa (MTC) a lei ou teoria dos 5 elementos pode ser chamada também de lei das 5 transformações. O nome “5 transformações” é apropriado pois condiz com os ciclos de criação e destruição. Neste ciclo, há uma “transformação” de um elemento em outro, já que cada elemento cria e destrói outro elemento.

Para entender a confusão nas artes marciais é preciso entender estes ciclos, que é algo muito lógico. Mas primeiro, apenas por questão de bom senso e “segurança” é preciso salientar que os elementos são simbólicos. São eles: água, fogo, terra, madeira e metal. Cada um destes elementos é responsável por dois meridianos, um de natureza yin e outro de natureza yang.

No ciclo de criação eles geram um ao outro na seguinte ordem: metal>água>madeira>fogo>terra>metal. Veja como é simples: quando fundido, o metal liquidifica. Como a água é líquida, a ideia é de que metal cria água. A água por sua vez nutre todas as coisas, servindo de alimento para as árvores. Portanto água cria madeira. A madeira é combustível para gerar o fogo. Das cinzas que restam surge a terra. Por fim, na terra encontramos os minerais, então terra cria metal.

Já no ciclo de destruição a ordem é: metal>madeira>terra>água>fogo>metal. Metal corta madeira, madeira penetra a terra, terra absorve água, água apaga fogo e fogo funde metal.

A confusão em torno da teoria dos 5 elementos

teoria dos 5 elementos

De acordo com estes ciclos, os elementos se complementam no controle da circulação de energia. Na falta de energia de um meridiano do elemento água, pode-se estimular um ponto de um meridiano do elemento metal. Fazendo isso será estimulado o fluxo de energia para o elemento água. Já se houver excesso de energia em água, estimulando o elemento terra esse excesso escoará.

O problema é que a teoria dos 5 elementos das artes marciais é frequentemente confundida com este ciclo da MTC. Dessa confusão surge a ideia de que uma técnica cria e destrói outra. Assim, hipoteticamente, uma técnica do elemento fogo venceria outra do elemento metal. Então para vencer o fogo, a técnica de metal deveria se transformar em uma do elemento água.

Fantasias existem aos montes nas artes marciais e pensar assim é uma delas. Para explicar a teoria dos 5 elementos vou recorrer a três escritos de Wang Xiangzhai, fundador do yiquan. São eles: “The Correct Path of Yiquan” (O Caminho Correto do Yiquan), “Essence of Combat Science” (A Essência da Ciência do Combate) e “Central Pivot of The Way of The Fist” (O Eixo Central do Caminho do Punho).

A crítica geral de Wang Xiangzhai, que é repetida nos três livros é a de que durante o combate não há tempo para pensar. Por isso, quem primeiro observa o movimento, depois racionaliza sobre o que vai fazer para só então tomar uma ação certamente será derrotado. Portanto, quem acredita na teoria de 5 elementos dando origem um ou outro e destruindo um ao outro não faz a menor ideia do que é o combate.

Teoria dos 5 elementos nas artes marciais

A teoria dos 5 elementos se refere, na verdade, a cinco tipos de força. Assim temos a força do metal, da madeira, da água, do fogo e da terra. Todos os movimentos devem possuir todas as cinco forças, que se fundem em uma só.

O metal se refere à força dos tendões e dos ossos. É uma sensação de força como se os músculos e ossos fossem duros como pedra ou aço. Existe um ditado que diz “pele como algodão, os ossos e os músculos como ferro” ou ferro enrolado em algodão. Esse ditado se refere à força do metal.

A madeira significa uma força para cima, em direção ao céu e superfícies curvas. A superfície de todo o corpo e dos ossos é curva igual a de uma árvore. No xingyiquan existe um ditado que diz “forma curva, força reta”. Há ainda a força elástica, que é como a força que provém da flexibilidade das árvores.

Água se refere à flexibilidade e mobilidade. É a capacidade de se movimentar sem restrições, sem forma fixa, sem padrão, de maneira fluida, como uma serpente. A força da água confere a capacidade de mudar e se adaptar a todo momento.

O fogo é a capacidade de emitir força de maneira abrupta para todas as direções ao mesmo tempo. É a capacidade de realizar movimentos repentinos como a explosão de uma bomba, como se o corpo levasse um choque elétrico. Como se as mãos e pés fossem como bala ou como um raio.

A terra é uma qualidade de solidez e unidade. Todas as partes do corpo se conectam, assim como as partículas da terra. O corpo se torna pesado e sólido, na percepção do oponente o seu corpo é sólido e pesado como uma montanha.

Teoria dos 5 elementos posta em ação

No “Essence of Combat Science” as palavras de Wang são traduzidas como “cinco tipos de força”. Eu, particularmente, prefiro ou acho mais preciso falar em cinco características da força, já que elas se fundem em uma só. Então a força total possui as cinco características do metal, fogo, terra, madeira e água.

A teoria dos 5 elementos na verdade não é uma teoria. Na verdade Wang nem mesmo fala em teoria. As cinco forças dos cinco elementos é uma realidade. Qualquer praticante sério de lao qigong, que pratique zhan zhuang corretamente desenvolve essas forças. Então isso é algo que está próximo de qualquer pessoa, basta disciplina e método correto.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos e deixe um comentário sobre o que você já ouviu da teoria dos 5 elementos.

Deixe uma resposta

One Reply to “Teoria dos 5 Elementos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *