Frequentemente eu recebo pedidos no meu canal do youtube para falar sobre o wing chun. E eu tenho uma dica para o wing chun que pode ser muito valiosa.

Para alguns talvez pareça uma dica óbvia, mas na prática não é tão simples quanto parece.

Que o wing chun é um estilo de kung fu muito popular e muito querido a gente já sabe.

Se não fosse pelo Bruce Lee através do wing chun, talvez as artes marciais chinesas demorassem muito mais para ficar conhecidas no mundo todo.

Na verdade, talvez todas as artes marciais asiáticas que se popularizaram no ocidente se beneficiaram do sucesso do wing chun, direta ou indiretamente.

E existe uma capacidade que pode ajudar qualquer praticante de wing chun a se desenvolver mais no estilo.

Você pode saber que capacidade é essa assistindo o vídeo abaixo (aproveite e se inscreva no meu canal). Mas se quiser se aprofundar, recomendo a leitura do artigo completo.

Porque Técnica E Força Não É Tudo

Quem me conhece sabe que eu não sou um especialista nesse estilo. Mas a minha dica para o wing chun funciona porque é algo fundamental para qualquer tipo de luta e arte marcial,

Portanto, não estou aqui para falar sobre os conceitos do wing chun e sim de um assunto que se aplica no estilo: inteligência tática.

O ensino de arte marcial atualmente é quase que 100% focado na técnica e condicionamento físico.

Existe uma ênfase muito grande na técnica correta e no fortalecimento do corpo. É como se a luta fosse feita apenas de técnica, força e fôlego.

Mas a verdade é que não adianta ter técnica e capacidade física se você não tiver inteligência tática. Sem inteligência tática um lutador não é completo.

Isso porque se você não tiver inteligência tática você não conseguirá aplicar as técnicas e conceitos do wing chun. Sem ela você pode perder para um lutador menos preparado fisicamente e tecnicamente. Já vi muitos casos como esse e falei sobre alguns nesse artigo aqui.

Mas por que isso acontece?

Isso acontece porque inteligência tática é uma capacidade, assim como é a força e a resistência. Só que ao invés de física, é uma capacidade cognitiva.

Sem ela você não consegue aplicar os conceitos e técnicas do wing chun. Isso serve também para qualquer outro estilo. É preciso ter essa capacidade para saber porque e quando utilizar uma técnica ou outra.

E isso depende também de uma outra capacidade que anda junto com a inteligência tática: a tomada de decisão. Juntando as duas, você se torna capaz de reconhecer uma possibilidade dentro da luta e decidir em um instante qual técnica utilizar.

Quanto maior a sua capacidade de tomada de decisão, maior a sua inteligência tática e vice-versa.

Então se eu posso dar uma dica para o wing chun, a minha dica é: desenvolva a sua inteligência tática e sua capacidade de tomada de decisão.

Só que como qualquer capacidade, para desenvolver a inteligência tática e a tomada de decisão são necessários exercícios específicos.

Agora… Se você quer saber como fazer isso, recomendo que você assista esse vídeo sobre estratégia, tática e técnica. Nele eu explico tudo que você precisa saber sobre inteligência tática e tomada de decisão!

Depois, é só você usar isso para aplicar os conceitos e técnicas de wing chun que você sabe!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!