Um dos grandes desafios para praticar artes marciais no Brasil e no mundo é encontrar um bom professor. Por este motivo, eu escrevo essa série de artigos para dar algumas dicas para quem procura por um professor. Em cada artigo apontarei alguns critérios que considero como características intrínsecas a um bom professor. Claro que nem sempre todos os professores possuem todas estas características, mas quanto mais delas possuírem, melhor. Observando-se estes parâmetros, tenho certeza que qualquer pessoa que deseje praticar poderá avaliar as opções de professores disponíveis. A primeira destas características é a mais óbvia, se seu professor está treinando.

Saiba Quando Seu Professor Está Treinando

seu professor está treinandoProfessores de artes marciais precisam manter o treinamento, pois arte marcial é um conhecimento que se adquire principalmente pelo corpo. As relações de espaço, tempo e força que compõe as técnicas e estratégias das artes marciais precisam ser testadas. Como dizia Wang Xiangzhai, a arte marcial é uma ciência e como qualquer ciência, precisa de experimentos e provas. Portanto é preciso experimentar constantemente para encontrar formas de execução e mecânica cada vez melhores e mais simples.

Então, procure se certificar de que seus professores estão sempre buscando alcançar este objetivo. Professores que não treinam possuem os seus artifícios para ludibriar os alunos e passarem a impressão de que estão treinando. Um destes artifícios é contar estórias, começando com “quando eu vou treinar com o meu mestre…” Isso passa a impressão de constância, de que seu professor está treinando frequentemente com o seu mestre. Porém, “quando eu vou” é algo muito vago e muitas vezes quer dizer “quando eu ia”. Às vezes a frequência destes treinos presenciais é baixa por causa de fatores externos, como a distância. Isso não é problema, pois o professor(a) pode e deve fazer a sua “tarefa de casa” e treinar mesmo que seja sozinho.

Uma dica para descobrir se seu professor está mesmo treinando ou se ele está apenas tentando te enganar é saber quando ele treina. Pergunte quando são os treinos dele ou dela, qual a duração e a frequência. Com as perguntas certas será difícil para eles se esquivarem se não estiverem dizendo a verdade. Esteja certo de saber quais os dias e horários em que se você ligar, você vai interromper o treino ou ele não irá lhe atendê-lo. E se o professor não estiver treinando, procure saber o motivo.

O Que Ele(a) Está Treinando?

seu professor está treinando

Saiba porque estudar constantemente é um dos critérios para um bom professor. Clique aqui e acesse o artigo.

Mas não basta saber quando, é preciso também saber o que o seu professor está treinando. Pode ser que você encontre o professor correndo na praça ou saiba seus horários de musculação, por exemplo. Mas é preciso estar treinando artes marciais e não outra coisa. É muito importante que professores mantenham uma rotina de atividade física seja para manutenção da saúde ou para seu próprio lazer. Assim, é aceitável que os professores pratiquem outras formas de atividade física, mas sem negligenciar as artes marciais.

É ótimo praticar outras modalidades, principalmente se por meio delas alguma coisa a mais for agregada ao conhecimento marcial. Muitas vezes isso pode agregar bastante à didática do professor, mas não se pode substituir a prática de arte marcial. Aliás, meu segundo critério é se o professor possui uma boa didática. Outras modalidades podem contribuir sim e muito para o aprendizado das artes marciais. Mas tenha a certeza de que a prática de artes marciais não foi abandonada. Para isso, pergunte detalhes sobre como são seus treinos, de forma que você saiba exatamente o que eles fazem. Talvez o que eles façam nesses treinos não lhes traga benefício em termos de arte marcial e nem para você.

Quer saber mais sobre como encontrar um bom professor? Acesse este artigo e saiba se o seu professor se mantém estudando.

Esse artigo lhe foi útil? Deixe um comentário dizendo como te ajudou e compartilhe nas redes sociais para ajudar outras pessoas!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!