Se você quer gravar vídeos de artes marciais e não sabe quanto tempo um vídeo para o Youtube tem que ter, não se preocupe.
Essa é a dúvida de muita gente e várias pessoas que pediram minha ajuda para criar um canal no Youtube me fizeram essa pergunta.
Então leia esse artigo até o final ou assista ao vídeo abaixo que eu vou responder sua dúvida!
Não Existe Vídeo Longo, Existe Vídeo Chato
Muitas pessoas tem a ideia de que hoje em dia as pessoas querem tudo muito rápido e por isso não consomem conteúdos longos na internet.
Isso tende a ser verdadeiro no Facebook e Instagram, que são mídias de conteúdo rápido. Mas tenha em mente que quando as pessoas estão no Youtube elas estão dispostas a consumir conteúdo mais longo.
Então você tem que entender que o que vai fazer a pessoa assistir ou deixar de assistir um vídeo no Youtube não é a duração e sim o conteúdo. Por isso, não existe vídeo longo, existe vídeo chato.
Se você tem um conteúdo para dizer e precisa de 4 minutos para passar sua ideia, passe em 4 minutos. Se precisa de 10 minutos, use 10 minutos.
O importante é usar o tempo que você precisa para transmitir a ideia, sem ficar se repetindo ou enchendo linguiça para o vídeo ficar longo.
Por esse motivo você não deve gravar um vídeo curto faltando informação. Seu vídeo deve responder todas as dúvidas ou perguntas do seu público. Se você não fizer isso, seu vídeo acaba tendo um conteúdo raso, algo que eu mencionei nesse artigo aqui.
E eu creio que você não quer isso, assim como eu também não quero isso para você. A internet já está saturada de pessoas falando o que não sabem sobre artes marciais.
Por outro lado, se você se aprofundar no assunto, outras pessoas podem até não gostar do seu vídeo, mas vão te respeitar. Afinal, podem até discordar das suas ideias, mas será mais difícil refutar um argumento aprofundado.
Para O Público Errado Todo Vídeo É Chato
Outra coisa que você precisa ter clara é que seus vídeos nunca irão agradar todo mundo e a maioria das pessoas não vai assistir seus vídeos inteiros.
Isso independe da duração dele. Mesmo que seu vídeo dure 2 minutos a maioria não vai assistir até o final.
Portanto, para quem não é o seu público, seu vídeo é chato. Mas se você definir bem seu público, para ele as chances do seu vídeo ser chato são bem menores.
Não interessa se o seu vídeo não for interessante para quem não é seu público alvo. Ele tem que ser interessante para quem faz parte do público escolhido.
Então se você mirar no público certo, as chances das pessoas gostarem e assistirem até o final ou por mais tempo que a média são maiores.
Deixe Claro Para O Seu Público Qual É O Assunto Do Vídeo
Se você quer que o público assista o vídeo até o final, você precisa deixar claro desde o início sobre o que ele trata.
Um erro que alguns criadores de conteúdo cometem é começar falando direto, sem dizer qual é o assunto. Assim, o espectador perde tempo tendo que assistir o vídeo para descobrir sobre o que você vai falar.
E ninguém quer perder tempo. O público quer saber logo de cara se aquele conteúdo é interessante para ele ou não. Se ele tiver que assistir um pedaço do vídeo para saber se interessa, ele vai perder a paciência e sair do vídeo.
Então é preciso introduzir o tema e usar um bom título, que seja coerente com o assunto tratado. Assim, o espectador assiste já sabendo que é sobre o assunto que ele procura.
Mas cuidado para não fugir do tema. Comece no tema e termine nele.
Se eu dissesse que vou falar sobre quanto tempo um vídeo de artes marciais tem que ter e terminasse falando sobre qual conteúdo você deve publicar, eu estaria desviando da proposta original.
E você veio até aqui para saber qual deve ser a duração do vídeo e não sobre o tipo de conteúdo.
Então foco! Conclua o assunto e se tiver ligação com outro conteúdo, grave outro vídeo sobre aquilo.
E caso o seu vídeo seja muito longo, de 40 minutos, 1 hora, talvez seja interessante dividir esse conteúdo em vídeos menores. Assim você publica aos poucos e tem mais vídeos para o seu canal.
Seguindo essas dicas você não precisa se preocupar com quanto tempo seus vídeos tem que ter.
Gostou dessas dicas? Então se inscreva no meu canal no Youtube para se inspirar a criar os seus vídeos sobre artes marciais!
Seja o primeiro a comentar!