Você quer saber como criar conteúdo de artes marciais para o youtube e ter seu próprio canal de artes marciais?

Se sim, você precisa seguir alguns passos para se destacar na internet no meio de tanta gente. Afinal, existem muitos canais de artes marciais no Youtube…

E eu acredito (e espero) que você não queira ter só mais um canal igual a todos os outros.

Então se você quer que as pessoas te assistam e deem preferência para o seu canal, leia este artigo até o final ou assista o vídeo abaixo, pois aqui vou te dar 4 dicas essenciais para criar conteúdo de artes marciais para o Youtube.

Porque Criar Conteúdo De Artes Marciais Para O Youtube

Com tantas ferramentas e redes sociais, muita gente está buscando divulgar seus negócios e suas ideias na internet.

Ainda mais agora que o mercado online está crescendo tanto. E principalmente nesse momento de pandemia, em que tantos negócios estão sendo afetados.

Mas não é só quem quer vender cursos ou mesmo produtos físicos online que está buscando a internet. Negócios físicos também podem usar a internet como forma de divulgação.

Além disso, muitas pessoas querem divulgar as suas ideias e se expressar através da internet e redes sociais.

Por isso, muitas muita gente quer começar um canal no youtube e isso inclui praticantes e professores de artes marciais.

Então se você tem uma academia, uma loja de equipamentos, se é atleta ou faz alguma outra coisa relacionada às artes marciais, você pode usar o Youtube para atrair seguidores e potenciais clientes.

Mas para ter um canal de destaque é preciso sair do lugar comum. Assim você vai ter uma legião de seguidores fiéis e seus vídeos serão recomendados pelo Youtube.

Então a primeira coisa que você precisa fazer e que a plataforma do Youtube valoriza muito é:

#1 – Crie Conteúdo Original

O Youtube está cheio de canais de artes marciais e nem todos eles tem o mesmo objetivo que você.

Muitos destes canais seguem as mesmas linhas, fazem as mesmas coisas e tratam dos mesmos temas. E acredito que você não queira fazer mais do mesmo.

Se você fizer a mesma coisa que todo mundo faz, vai ser mais difícil se destacar.

Então se você quer criar conteúdo de artes marciais para o Youtube, procure assuntos que você não vê ninguém falando. Veja o que os outros estão fazendo e, principalmente, o que eles NÃO ESTÃO FAZENDO.

Se você sabe de algum assunto que você vê que outras pessoas não abordam, crie conteúdos sobre ele. Existem várias coisas que você sabe que podem ser relacionadas com as artes marciais.

Quer um exemplo? Estou fazendo isso agora!

Pois é, estou escrevendo um artigo sobre como criar conteúdo de artes marciais para o Youtube.

Esse é um assunto relacionado com as artes marciais e original. Você provavelmente não deve ter visto ninguém falando sobre isso. Eu mesmo não vi.

E se você olhar o meu blog e o meu canal no youtube você verá que são conteúdos que ninguém fala.

E muitos dos meus seguidores me reconhecem por isso. Muitos me dizem que o que eu falo eles só encontram comigo. E isso pode acontecer com você também!

Nunca, em hipótese alguma, copie conteúdo dos outros. Plágio é crime e o Youtube pode fechar o seu canal por causa disso. Eu mesmo já fui plagiado e não é legal quando outra pessoa copia seu conteúdo, então não faça isso.

Se você se inspirar em outro criador de conteúdo, você pode citar no seu vídeo, mas não copie o que outros fizeram.

#2 – Crie Conteúdo Sobre Aquilo Que Você Acredita

Certamente você tem os seus ideais e as coisas em que você acredita ou como acredita que devem ser.

Eu, por exemplo, ultimamente tenho produzido conteúdos relacionados ao sanda.

Então eu publico vídeos sobre como eu acredito que o sanda deveria ser no Brasil. Faço análises da seleção brasileira e do campeonato mundial e produzo vídeos sobre isso.

Exemplo: ninguém fez uma análise sobre quais são os países mais fortes do sanda na atualidade. Então eu fiz e publiquei esse vídeo sobre as 5 maiores seleções de sanda.

Inclusive, transformei esse tipo de conteúdo no curso Sanda Expert, (conheça aqui). E os meus vídeos divulgam meu curso.

Mas crie conteúdos de artes marciais sobre aquilo que você sabe. Não faça vídeos sobre o que você não sabe apenas para trazer algo novo.

Há quem queira aprender coisas novas apenas para ter novidade para seus alunos ou seguidores. Mas aí eu pergunto: será que essa pessoa acredita no que ela aprendeu?

Com o tempo as pessoas percebem quem sabe do que está falando e quem não sabe. Ou quem só está repetindo o que outros falaram. A não ser que não se importem muito com o que estão assistindo ou aprendendo.

Então se você não acredita naquilo que você está publicando, não publique! Não queira aprender alguma coisa somente para mostrar para o seu público ou seus alunos.

Aprenda PARA VOCÊ primeiro, só depois compartilhe com as pessoas o que você aprendeu. Seja no Youtube ou fora dele, inclusive na sua academia, se for professor.

#3 – Seja Honesto/a Ao Criar Seu Conteúdo

Vamos combinar que ninguém sabe tudo e você, assim como eu, também não sabe.

Várias pessoas às vezes me pede vídeos sobre coisas que eu não sei e que muitas vezes nem fazem parte da proposta do meu canal.

Então você não precisa fazer esse tipo de conteúdo. Não tem problema falar que não sabe o suficiente ou mesmo nada sobre aquele assunto. Sendo honesto com seu público e seu conteúdo você ganha credibilidade.

Outra coisa importante é não divulgar como verdade conteúdos duvidosos ou que comprovadamente não são verdade.

Um exemplo são as lendas. Existe a lenda de que o wing chun foi criado a partir de um confronto entre uma garça e uma serpente e o louva-a-deus a partir de uma luta entre um louva-a-deus e uma cigarra.

Lendas e mitos são muito interessantes e a vida seria muito monótona sem eles. E essas lendas fazem parte da construção das artes marciais chinesas.

Mas você precisa deixar claro quando algo é lenda e quando não é. Você não deve simplesmente repetir o que já tem na internet e que outros dizem que é a verdade absoluta.

Então você pode dizer que algo é tradição oral ou que foi assim que foi contado para você. Assim o seu conteúdo é honesto, pois você deixou claro que aquele assunto pode ter outra versão.

#4 – Conteúdo De Artes Marciais Não Pode Ser Raso

A internet já está saturada de conteúdo raso sobre artes marciais, não precisamos de mais.

Muitos praticantes escutam histórias desde que começaram a treinar que são tidas como verdade. Ou treinam há tanto tempo de determinada maneira que aquilo se torna verdade para eles.

Por fazerem as coisas daquele jeito há tanto tempo, são capazes de falar bem sobre aquilo. Mesmo que de forma rasa.

Então existem muitas pessoas, seja online ou offline que falam com confiança e desenvoltura sobre conteúdo raso. Ou que até mesmo não são verdade.

Isso faz com que às vezes o conteúdo pareça profundo quando não é. Não é porque uma pessoa fala bem que ela necessariamente sabe do que está falando.

Portanto, questione as verdades absolutas e pesquise a fundo. Existe muita gente boa que estuda sobre artes marciais na universidade. Seja nos cursos de Educação Física, na história, antropologia ou outras áreas.

Você pode pesquisar em livros, bons canais no youtube e blogs. Mas verifique as fontes dos produtores de conteúdo na internet. Veja onde esses produtores conseguem as informações.

Do mesmo jeito é bom pesquisar sobre os autores dos livros. E não pegue simplesmente conteúdo na Wikipedia como referência sem verificar as fontes daquele conteúdo.

Um bom lugar para pesquisar e encontrar conteúdos científicos sobre artes marciais de graça é no Google Acadêmico.

O importante é que você saia do senso comum!

Existem vários canais que você pode se inspirar para criar conteúdo profundo de artes marciais, como o Gustavo Shinobi Gong Fu, o Shuaijiao Brasil e o Kung Fu Life.

O EDUCAM, por exemplo, é um projeto de extensão de História da Universidade Federal de Uberlândia. Tem vários conteúdos originais e profundos sobre artes marciais chinesas no canal do projeto.

E tem o meu canal, claro. Já se inscreveu? Se ainda não, clique aqui para se inscrever!

Gostou dessa dica e quer mais conteúdo sobre como criar um canal de artes marciais no Youtube?

Então deixe um comentário com as suas dúvidas sobre isso e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!