Há alguns anos atrás, quando o shuaijiao começou aparecer nos campeonatos da Confederaçõ Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW) e Federação Paulista de Kung Fu (FPKF) me surgiu a dúvida do por quê não tem shuaijiao no mundial de wushu.

Durante anos eu nunca tinha ouvido alguma explicação sobre isso até 2017, quando obtive a resposta sem querer.

Sei que muitas pessoas continuam com essa dúvida sem encontrar uma resposta. Então eu vou te dar a resposta neste artigo e no vídeo abaixo!

Shuaijiao Não Tem Relação Com A IWUF

Se wushu é o conjunto das artes marciais chinesas, por que no mundial de wushu não tem shuaijiao?

Neste artigo eu mencionei que wushu é o conjunto das artes marciais chinesas com exceção do shuaijiao. Porém, como o assunto era outro, não me aprofundei nessa questão.

O que acontece é que o wushu na China é organizado pela Associação Chinesa de Wushu.

Já o shuaijiao tem sua própria entidade que promove a modalidade, a Associação Chinesa de Shuaijiao.

Então tudo o que diz respeito ao shuaijiao é organizado e regulamentado por esta entidade. E ela não tem nenhuma relação com a Associação Chinesa de Wushu e nem com a IWUF (Federação Internacional de Wushu).

Por esse motivo não tem shuaijiao no campeonato mundial de wushu!

Mas por que essa separação se o shuaijiao tem tanta influência sobre as artes marciais chinesas?

Shuaijiao Não É Wushu

A resposta do porque não tem shuaijiao no mundial de wushu veio em 2017 no I Seminário Nacional de Shuaijiao. Esse seminário foi organizado pela recém fundada, na época, Confederação Brasileira de Shuaijiao (CB Shuaijiao).

Nesse seminário, o presidente Marcelo Antunes (que já foi da CBKW) trouxe a informação de que shuaijiao não é wushu.

Para explicar como ele descobriu isso, ele contou uma história.

Em uma das viagens do Marcelo Antunes para treinar shuaijiao na China ele foi a uma livraria procurar livros de shuaijiao.

Ele conta que estava na sessão de wushu procurando pelos livros e não tinha nenhum. Então ele foi encontrar os livros de shuaijiao na sessão de esportes de luta, junto com livros de judô, karatê, etc.

Depois disso, quando voltou para a aula perguntou para o seu professor porque os livros não estavam junto com os livros de wushu.

Foi aí que seu professor explicou que shuaijiao não é wushu e que wushu diz respeito às artes marciais chinesas de punho (bian), não de wrestling (jioali ou jiaoji), como é o shuaijiao.

Para os chineses essa divisão é muito clara, não há dúvidas sobre isso.

É por isso que na China as entidades de wushu e shuaijiao são separadas. E por isso não tem shuaijiao no mundial de wushu.

Neste vídeo do canal Shuaijiao Brasil o Marcelo Antunes conta um pouco sobre essa história e esse assunto.

Por Que No Brasil O Shuaijiao É Associado Ao Wushu?

Se o shuaijiao não tem ligação com a IWUF, porque temos competições de shuaijiao nos campeonatos de kung fu no Brasil?

O kuoshu foi  elaborado como uma proposta que engloba as artes marciais e várias outras práticas chinesas. Por isso o shuaijiao é ligado ao kuoshu, mas não ao wushu.

Isso é algo que eu descrevi em detalhes neste artigo sobre a diferença entre wushu e kuoshu.

Sabemos que as artes marciais chinesas não se estabeleceram no Brasil via China continental. Os primeiros chineses a trazer as artes marciais para o Brasil vieram de Hong Kong.

Após a Revolução Chinesa de 1949 muitos mestres se mudaram com suas famílias para Hong Kong, Taiwan e outros países da Europa e América.

Os que saíram da China por conta da revolução eram provavelmente apoiadores do Partido Nacionalista Chinês e, portanto, ligados ao kuoshu.

Então o shuaijiao entrou no Brasil por meio de alguns mestres vindos de Hong Kong ou indiretamente por meio de Taiwan, via Estados Unidos.

Assim o shuaijiao ficou associado ao wushu no Brasil e o encontramos nos campeonatos de wushu.

Por isso o shuaijiao do Brasil não tinha ligação com a China. Essa ligação começa a se estabelecer agora com a fundação da Confederação Brasileira de Shuaijiao, que tem essa finalidade.

De todo modo, continua sendo muito importante para desenvolver o sanda que você tenha uma base de shuaijiao.

Isso não é uma regra, mas o shuaijiao é uma ferramenta que pode sim fazer diferença no seu sanda.

Mas se você quer realmente melhorar seus resultados e saber como vencer, você precisa conhecer muita bem as características do sanda e da sua categoria.

Se você quer saber as ferramentas que eu recomendo para isso e que você pode até adaptar para o shuaijiao, clique aqui para conhecer o Sanda Expert!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!