Será que é possível ser uma lutadora ou lutador vegano? Será que sendo atleta de luta é possível se tornar vegano?

Essa dúvida é muito comum. E se você acha que veganismo não é compatível com vida de atleta de luta, vou provar para você o contrário através dos meus próprios resultados.

Meus Resultados Sendo Um Lutador Vegano

Minha história como lutador vegano no esporte de alto rendimento e como artista marcial começou em 2010.

Mas antes disso, já não comia nenhum tipo de carne há mais ou menos 3 meses quando disputei meu primeiro mundial de wushu em 2009, no Canadá.

O resultado foi a melhor colocação da seleção brasileira no sanda, que foi a medalha de bronze.

No início de 2010 adotei o estilo de vida vegano e alguns meses depois disputei o SportAccord Combat Games (ou World Combat Games) na China.

Novamente medalha de bronze. A performance, que você pode ver no vídeo abaixo, foi superior à do mundial, um ano antes.

E em 2011 fiquei em 5° lugar, de novo a melhor colocação do Brasil, no meu segundo mundial, na Turquia.

Enquanto os outros atletas, alguns mais experientes que eu, foram eliminados na primeira ou segunda luta, eu fui o único que chegou até a terceira rodada, perdendo nas quartas de final.

Esses são apenas alguns resultados, mais antigos. Sem contar com o título de campeão brasileiro de 2019, onde eu fiz a minha “luta perfeita”.

Mas será que…

Lutadores E Atletas Veganos São Melhores?

Recentemente foi lançado um documentário chamado The Game Changers (Dieta de Gladiadores em Português, disponível na Netflix), que mostra resultados de diversos atletas que se tornaram veganos.

Como curiosidade, o documentário é apresentado por James Wilks, ex-lutador do UFC e ativista vegano.

No filme são mostrados diversos testes comparando a dieta baseada em vegetais com a dieta com carne e trás diversos depoimentos de atletas que se tornaram veganos.

Estes atletas relatam que passaram a sentir menos cansaço nos treinos e se recuperar mais rápido a partir do momento que se tornaram veganos.

Isso é comum de se ouvir de atletas veganos. Eu mesmo notei isso em mim desde o começo.

Não posso dizer o que ali é comprovado cientificamente. Nem quero afirmar que ser vegano garante melhores resultados nas lutas.

Meu objetivo aqui é mostrar que é sim possível ser um lutador vegano. E os meus resultados, assim como os resultados (incluindo recordes) dos atletas entrevistados são a prova disso.

Resultados são fatos. E contra resultados não há argumentos.

Qual A Vantagem Dos Atletas Veganos?

Embora eu não tenha uma comprovação científica de que a dieta vegana é melhor para os atletas, os atletas veganos tem uma vantagem.

Essa vantagem é a mentalidade.

O veganismo é um estilo de vida e um ideal. Atletas veganos querem levar esse ideal para cada vez mais pessoas através do esporte.

Por isso eles querem provar que é possível ser vegano e ter resultados tão bons ou melhores do que os atletas não veganos. Isso faz com que desenvolvam uma mentalidade forte, determinada e resiliente.

Não é que outros atletas não desenvolvam a mesma mentalidade forte, determinada e resiliente. A diferença é que atletas veganos competem por algo maior do que eles e não só pelo título.

E fazem questão de deixar isso bem claro para todos.

Aliás, como curiosidade, estou escrevendo este artigo duas semanas após Wanderlei Silva ter declarado que se tornou vegetariano no seu Instagram.

Mas Não Vou Ficar Fraco?

Uma preocupação que as pessoas tem com o veganismo é a falta de proteínas. Principalmente se essas pessoas forem atletas ou praticantes de esportes e atividades físicas por lazer.

Existe uma crença de que na dieta vegana não há proteínas suficientes e que a proteína da carne é indispensável.

Porém, conseguir a quantidade de proteínas necessárias não é difícil em uma dieta baseada em vegetais. Basta que se tenha uma alimentação consciente.

Além do mais, as proteínas quando entram no corpo são quebradas em aminoácidos. Então, nosso corpo vai utilizar os aminoácidos para sintetizar as proteínas que ele precisa.

Para que essas proteínas sejam feitas, precisamos dos aminoácidos essenciais para os seres humanos. E estes aminoácidos também são encontrados em fontes vegetais.

Proteína não é o problema. A única coisa que você precisa realmente se preocupar na dieta vegana é com a reposição de vitamina B12.

Então, se tiver alguma dúvida sobre se tornar um lutador ou lutadora vegana, consulte um ou uma nutricionista esportiva. Se for especializada em dieta vegana ou vegetariana, melhor.

E se ainda tiver alguma dúvida sobre os resultados que um lutador vegano pode alcançar, clique na imagem abaixo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!