Todo atleta de combate está sujeito a algum dia ter que lutar lesionado. Eu mesmo já perdi por lutar nessa situação e não saber o que fazer. Então neste artigo você vai saber o que fazer para conseguir lutar com uma lesão e ainda assim ter chance de vitória.

Às Vezes Você Poderá Lutar Com Alguma Lesão

Lutar lesionado é uma realidade que vez ou outra poderá acontecer. Pode não ser uma lesão crônica, às vezes é um machucado de uma luta anterior. Mas de um jeito ou de outro acaba acontecendo com a maioria dos atletas.

No mundial de wushu de 2011 eu perdi nas quartas de final para um atleta de Taiwan por estar lesionado. Na luta anterior eu machuquei o pé por ter acertado um chute no cotovelo do adversário. Então por estar lesionado eu perdi uma luta equilibrada que eu tinha chance de ganhar.

Havia duas possibilidades para que eu vencesse a luta e passasse para as semifinais. A primeira seria se eu não estivesse com o pé machucado. Eu sabia que eu poderia vencer a luta utilizando chutes que eu não podia fazer por estar com o pé machucado.

A segunda possibilidade de vencer era se eu soubesse o que fazer para lutar nesse tipo de condição. E, claro, essa era a melhor opção, já que confiar que você nunca irá se machucar é depender do acaso. Confira esta luta abaixo:

O Que É Preciso Para Vencer Lesionado

No campeonato paulista deste ano aconteceu de eu ter que lutar lesionado. Três semanas antes da competição eu torci o joelho em uma queda e tive um leve estiramento de tendão. Fiquei as três semanas até o campeonato apenas me recuperando, sem treinar. Mas mesmo assim eu venci.

Mas o que havia de diferente dessa vez que, diferente do campeonato mundial, me permitiu vencer?

A resposta está na estratégia. Eu tinha uma estratégia montada especificamente para lutar nessa condição, mas a questão importante é como montar uma estratégia. Você pode assistir essa luta no vídeo abaixo. Mas não esqueça de ler o artigo até o final, pois, como eu sempre digo: “o filme nunca é melhor do que o livro” e o vídeo no youtube nunca é melhor do que o artigo.

Como Montar Uma Estratégia Para Lutar Lesionado

A primeira coisa para se montar uma estratégia para lutar com uma lesão é avaliar o contexto da competição. Qual é a importância da competição, se vai disputar mais de uma categoria e qual é o seu objetivo principal. Assim você vai descobrir se vale à pena lutar.

lutar lesionado

No meu caso, eu ia lutar shuai jiao na mesma competição antes do sanda. Como o sanda era o meu objetivo principal e eu sabia que o meu joelho não tinha condições de segurar o impacto de uma projeção, eu vi que lutar o shuai jiao oferecia um risco muito grande, por isso desisti de lutar.

Então se determinada competição não é o seu objetivo principal, talvez você não precise se expor ao risco de se machucar ainda mais. Se você já tem a participação garantida na competição que é o seu objetivo principal, não há com o que se preocupar.

Já se você se machuca no meio da competição é preciso avaliar se você tem condições de continuar e se vale à pena. Por exemplo: no mundial da Turquia eu precisava vencer as quartas de final para ir para as semifinais e garantir uma medalha de bronze. Como tinha condições de lutar as quartas de final, embora limitado, valia à pena lutar. Se conseguisse passar para as semifinais, mas não tivesse condições de lutar, eu poderia simplesmente dar a vitória por W.O. para o adversário e mesmo assim teria a medalha de bronze garantida.

Resumindo: é preciso avaliar os prós e contras de lutar ou não.

Avalie Suas Limitações Físicas

O segundo item a ser avaliado é a sua condição física, isso é bem óbvio. Porém, dentro disso tem algo que não é tão óbvio assim, que é saber perder.

lutar lesionado

Precisa de equipamento de sanda? Clique na imagem!

No dia do campeonato, isso é, três semanas depois da lesão, eu podia andar normalmente. Mesmo assim, eu não tinha certeza se seria capaz de terminar a luta. Meu objetivo principal era me classificar para o campeonato brasileiro e para isso eu precisava vencer a luta. Mas se eu visse que o risco de me machucar era muito grande, eu teria que saber perder e abandonar a luta. Abandonando a luta, automaticamente eu estaria desclassificado do campeonato brasileiro.

Então era preciso elaborar uma estratégia específica para lutar nessas condições. Se você conhece o seu adversário, você já tem uma vantagem. Eu já conhecia o meu adversário, pois lutamos um contra o outro dois ou três meses antes. Portanto ele também me conhecia, então se por um lado eu tinha a vantagem de conhecê-lo, por outro eu tinha a desvantagem de ele já me conhecer.

Tenha Um Grande Número De Ferramentas À Sua Disposição

Além disso as limitações físicas te impedem de utilizar determinadas técnicas. Se você assistiu a luta, você viu que eu estava bem limitado. Eu não pude utilizar ferramentas que normalmente eu utilizo e tive que usar ferramentas que normalmente eu não uso.

lutar lesionado

US$ 33,99 (R$ 140,49) Clique aqui!

Eu sabia que eu tinha que evitar situações de clinche pelo risco de me machucar levando uma projeção ou até mesmo tentando aplicar uma projeção. Por isso, nas situações de clinche que não pude evitar eu acabei desistindo da projeção. Então fazia parte da estratégia procurar situações de projeção que não fossem de clinche, mas de contra-ataque de chutes.

Outra limitação eram os chutes com a perna direita, que era a perna lesionada. Até para chutar com a perna esquerda eu estava limitado por causa do pé de apoio. Então eu não podia fazer diversos tipos de chutes.

Então é preciso ter táticas e ferramentas para as mais diversas situações. Se, como no meu caso, você precisa evitar projeções no clinche, é preciso ter táticas para evitar o clinche e para aplicar projeções em outras situações. Se você não pode aplicar determinados chutes, é preciso ser capaz de fazer outros tipos de chutes e ter táticas para encaixá-los.

lutar lesionado

Quer saber por que tática é mais importante que técnica? Clique na imagem e acesse o artigo!

É Preciso de Táticas Para Compor Sua Estratégia

lutar lesionadoA diferença entre a minha derrota em 2011 e minha vitória em 2018 é a estratégia. Nas duas situações eu tive que lutar lesionado. A diferença é que em 2011 eu tinha técnicas, mas não tinha táticas para compor uma estratégia e hoje eu tenho.

Portanto, para lutar lesionado é preciso compor uma estratégia específica para essa situação. Mas para isso você precisa de táticas, pois uma estratégia é composta de táticas. É por isso que hoje eu pude lutar lesionado e vencer, o que não fui capaz de fazer no campeonato mundial.

Então agora que para lutar lesionado é preciso compor uma estratégia específica e que para isso é preciso de táticas. Então se você quiser saber como eu treino as minhas táticas, clique aqui.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!