A quarentena nos obrigou a ficar em casa e agora é preciso aprender como aproveitar o tempo durante a quarentena.

Afinal, como é um período tenso e incerto, muita negatividade tem circulado nas redes sociais.

Então neste artigo vou falar sobre como podemos enxergar a quarentena de um ponto de vista filosófico, a partir do conceito budista de vacuidade e do Tao.

Vacuidade: Todo Fenômeno É Vazio de Significado

‘Vacuidade’ é um conceito que eu li pela primeira vez em um livro chamado ‘O Lapidador de Diamantes – estratégias de Buddha para gerenciar seus negócios e sua vida’.

Você pode comprar esse livro clicando aqui. Um dos livros que eu mais recomendo a leitura.

O conceito de vacuidade diz que nenhum fenômeno possui um significado intrínseco. Todo fenômeno é vazio de significado.

Isso significa que nada é necessariamente bom ou ruim, inclusive essa pandemia. O significado, se é bom ou ruim, depende do que você é capaz de enxergar naquilo.

E enxergar o lado bom ou ruim, positivo ou negativo, está relacionado com o grau de condicionamento ou de liberdade da sua mente.

A mente condicionada tende a enxergar o lado negativo das coisas, pois esse é o estado comum de consciência das pessoas.

É um estado defensivo, em que o indivíduo se protege o tempo todo de ameaças que muitas vezes só existem dentro de sua mente.

Já uma mente livre de ilusões, tende a enxergar o lado positivo, pois alguém nesse estado enxerga as coisas como elas são.

E enxergando o fenômeno pelo que ele é, livre de ideias ilusórias sobre ele, essa pessoa é livre para escolher onde quer focar sua atenção. Isso é, no lado positivo ou negativo, bom ou ruim.

Basicamente, enxergar o lado bom é uma questão de escolha do indivíduo livre de ilusões. Enxergar o lado negativo é uma questão de escolha da mente condicionada.

Essa é a chave para aproveitar melhor o tempo durante a quarentena.

Tao: Para Além da Dualidade

Praticamente todo mundo conhece ou já viu o símbolo do Tao, embora poucos saibam o que significa exatamente.

Talvez você o conheça como o símbolo do yinyang (não é ying, é yin). A maioria dos professores de kung fu não compreendem esse símbolo.

O Tao é a totalidade, a unidade de todas as coisas. Alcançar o Tao significa atingir o sentimento de união com todas as coisas, com todo o universo.

É deixar de se identificar como um indivíduo separado do universo e dos outros indivíduos. É passar a se sentir parte de um todo, porém, ao mesmo tempo, sem perder a noção de individualidade.

Atingir o Tao é o que no budismo é chamado de atingir a iluminação. Que nada mais é do que a perda da ilusão de separação do todo.

O símbolo do Tao não é, mas sim CONTÉM o Yin e o Yang, que são duas faces da mesma moeda. São os dois lados de um mesmo fenômeno e esses dois lados formam o todo.

Os dois lados são opostos e interdependentes. Um só existe porque o seu oposto existe.

Todos no mundo reconhecem o belo como Belo e, desta forma, sabem o que é o Feio.

Todos no mundo reconhecem o bem como o Bem e, desta forma, sabem o que é o Mal.

Lao Tzu – Tao Te Ching, poema 2

A Quarentena Não É Íntrínsecamente Boa ou Ruim

Só sabemos o que é quente porque temos o frio para comparar. A luz só existe em contraste com o escuro e porque o escuro existe.

Só identificamos os fenômenos em comparação com aquilo que ele não é.

Atingir o Tao ou a iluminação é transcender a dualidade. Ir além da ideia de divisão, compreendendo e sentido que tudo são lados diferentes de uma coisa só.

Portanto, a quarentena tem dois lados, que podemos chamar de bom e mal. Mas nenhum dos dois representa a totalidade, apenas dois lados de um mesmo fenômeno. Duas possibilidades de como enxergá-lo.

Por isso, podemos enxergar a quarentena como algo ruim. E aí passamos o dia consumindo e compartilhando negatividade no Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube e outras redes sociais.

Ou podemos enxergar o lado bom e aproveitar o tempo durante a quarentena para nos aprimorar em outros lados da nossa personalidade…

Desenvolver novas habilidades e conhecimentos… Enfim, fazer qualquer outra coisa que nos permita desenvolver mais o nosso ser.

E inclusive aprender e desenvolver habilidades que nos permitam recomeçar a vida após essa fase. Ou até durante ela.

O Que Você Pode Fazer Para Aproveitar o Tempo da Quarentena

Se utilizarmos mal o nosso tempo, seremos contaminados pela negatividade. E é o que vejo acontecendo nas redes sociais.

Essa negatividade não passou a existir agora, mas está exacerbada porque as pessoas estão passando mais tempo em casa.

E sem saber o que fazer com o tempo que tem, acabam compartilhando muitas críticas e comentários negativos sobre qualquer coisa relacionada ao coronavírus.

Portanto, para aproveitar melhor seu tempo durante a quarentena é parar de consumir essa negatividade.

Não acompanhe tanto as notícias. Não fique vendo os comentários. Não discuta na internet, pois você não vai mudar a cabeça de ninguém.

De preferência, se desconecte o quanto for possível das redes sociais para desintoxicar a mente de toda essa negatividade.

Aproveite para terminar ou começar a ler aquele livro que você não consegue ler.

Aprenda alguma coisa nova. Você pode aprender música. Eu voltei a estudar teclado depois de muito tempo.

Venho também aprendendo mais sobre o sanda, estudando os resultados do sanda brasileiro nos campeonatos mundiais.

Se você quiser saber sobre o que eu venho descobrindo, se inscreva no meu canal no youtube, siga meu perfil @jeronimomarana no instagram e sempre fique de olho no blog.

E se quiser manter a mente em ordem, clique aqui e participe das minhas aulas de hankido ao vivo no youtube de terça e quinta às 17h. Clique aqui e assista à aula 1.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!