Um paradigma que precisa ser quebrado nas artes marciais é o de que você precisa dominar uma determinada técnica para que possa aprender uma nova. Isso atrasa o desenvolvimento do aprendizado e diminui a sua qualidade. A chave para aprender mais rápido e melhor está justamente na variedade de técnicas e movimentos.

sinapO nosso cérebro possui mais de 85 bilhões de neurônios que precisam se associar para que possamos realizar as nossas tarefas e essa associação se dá por meio de conexões que chamamos de sinapse. Quanto mais aprendemos, mais formamos sinapses e quanto mais sinapses possuímos, aprendemos melhor e mais rápido.

Quando começamos a aprender uma atividade completamente nova,o nosso cérebro ainda não possui sinapses para realizar aquela tarefa. A tarefa pode ser qualquer uma, um instrumento musical, um idioma ou uma atividade física. Para fazer os primeiros acordes no violão, um aprendiz demora muito tempo para conseguir posicionar os seu dedos corretamente. Aquela atividade é estranha para o cérebro porque ele não possui conexões para fazer aquilo, então ele simplesmente não consegue! Mas quando essa pessoa começa a exercitar este novo movimento ela estimula o cérebro a desenvolver as sinapses necessárias para isso. Só assim ele será capaz de resolver este problema, permitindo que o estudante consiga realizar a tarefa.

Mas aí chegamos num outro ponto: não adianta colocar os dedos no lugar certo e deixar lá para sempre. É necessário tirar os dedos dali e colocar de novo. Porém se isso for feito só com um acorde o cérebro só vai aprender a fazer isso a partir da mesma posição. Dito de outro modo, sempre do mesmo cerebroponto de partida e até o mesmo ponto de chegada. É importante mudar para outros acorde, assim o cérebro cria sinapses para posicionar a mão e os dedos de outra forma. Isso não só desenvolve a capacidade de mudar de um acorde para outro, mas também de outro para um. Praticando assim, em cinco minutos essa pessoa repetirá o mesmo acorde uma menor quantidade de vezes do que tocando apenas um. Mas irá aprender mais rápido porque já que a mão se acostuma com mais de um ponto de partida e mais de um ponto de chegada o cérebro desenvolve mais sinapses, o que faz com que a tarefa se torne mais fácil de fazer.

Com arte marcial é exatamente a mesma coisa. Se uma pessoa só puder aprender uma nova técnica depois de dominar a anterior, demorará muito pra que ela aprenda a próxima técnica e demorará mais tempo ainda para dominar esta primeira técnica do que se ela tivesse aprendido as duas. Não é necessário dominar uma técnica para aprender outra, pois da mesma maneira que um acorde no violão, o cérebro fará menos sinapses e assim o aprendizado será bem mais lento. É preciso variar os estímulos, aprender novos movimentos e técnicas, para que o cérebro estabeleça novas conexões. Assim, uma nova técnica auxiliará no aprendizado da técnica já conhecida e esta auxiliará no aprendizado da nova técnica. É muito mais fácil e rápido aprender desta forma!

Por isso é necessário variar as técnicas, tentar fazer movimentos diferentes mesmo que mais difíceis, pois se um estudante não consegue realizar uma tarefa, trocando o estímulo por outro diferente, que pode ser de dificuldade maior, menor ou igual, quando aquela tarefa for realizada novamente o desempenho nela será melhor. Além disso, cada pessoa carrega diferentes experiências motoras, diferentes aprendizados de acordo com a sua história de vida, então elas terão mais facilidade em aprender aquilo que é mais  parecido com coisas que ela já sabe. E como descobrir isso? Mudando os estímulos, realizando novos movimentos, aprendendo novas técnicas. A mesma técnica ensinada para pessoas diferentes não dá o mesmo efeito Encéfaloem todas, assim aquelas que tem mais dificuldade serão prejudicadas e é variando os estímulos que será encontrada a melhor porta de entrada para essa pessoa, aquilo que ela aprende com mais facilidade e que vai aumentar seu interesse e auto estima.

Porém, não adianta variar os estímulos, fazendo várias coisas diferentes durante uma aula inteira e depois ficar uma semana ou meses sem repeti-los. É extremamente importante que se tenha uma alta frequência de estímulos, portanto eles devem ser revisitados ao longo das aulas, especialmente no início, senão as conexões não ficam bem estabelecidas, elas se perdem. Conforme estas sinapses ficam bem estabelecidas é possível diminuir a frequência destes movimentos ou técnicas.

É claro que haverá um momento que será necessário aperfeiçoar a técnica, atingir um nível mais refinado de execução e nesse momento será necessária muita repetição da técnica em questão, mas este é um estágio avançado em que o praticante já terá as conexões básicas estabelecidas. Para o iniciante lembre-se: é mais importante possuir uma grande variedade e uma frequência consistente de estímulos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!