Existe uma versão comum sobre a história do sanda que não fala das dificuldades da modalidade para se estabelecer no wushu. Por isso, nesse artigo vou falar da história não contada do sanda!

É muito importante que você conheça essa história. Assim você vai entender que, como qualquer modalidade esportiva, o wushu e o sanda não estão separados de um contexto social mais complexo.

Dessa forma, você terá uma visão ampliada do papel social do esporte e poderá atuar de maneira mais efetiva na sociedade por meio dele.

A maior parte desta história foi encontrada no ebook “Yiquan – kung fu revolution”, será preciso contar um pouco sobre a história do yiquan.

Então assista o vídeo abaixo e leia o artigo até o final para saber mais detalhes.

Como Os Soviéticos Ajudaram O Exército Nacionalista Chinês

O sanda, como qualquer modalidade esportiva, é um produto da indústria do esporte. E como qualquer produto, para ser vendido existe uma história por trás.

Porém, muita coisa fica de fora da versão contada normalmente. Isso não significa que ela não seja verdadeira. Mas saber dos altos e baixos da modalidade torna sua história muito mais instigante!

Uma das coisas que se conta é que o sanda surgiu dentro do exército chinês. Porém, houve confrontos políticos no século passado que tem relação com isso.

Por isso, dizer apenas que surgiu no exército, sem levar em conta essas disputas, é resumir de forma bem simplista.

Até a metade do século 20, existia uma disputa intensa e violenta de poder na China entre o Partido Nacionalista Chinês e o Partido Comunista Chinês.

De acordo com este artigo na Wikipedia em inglês o sanda começou no exército do Partido Nacionalista, na academia militar Whampoa, na província de Cantão. Isso aconteceu a partir de 1924, com a ajuda da União Soviética.

Na guerra russo-japonesa (1904-1905) os russos tiveram muitas baixas em combates de curta distância com os japoneses. Então surgiram movimentos para melhorar os métodos de treinamento militar.

O projeto foi unificado e oficializado pelo partido comunista da URSS, quando assumiu o poder em 1917. E se tornou o que hoje conhecemos como sambo.

Então, Sun Yat-sen, líder do Guomintang, estabeleceu uma parceria com a URSS para estabelecer o método soviético no exército nacionalista. Você pode ler mais a fundo sobre isso nesta página da Rússia.

Como os soldados competiam entre si, foram criadas algumas regras e passou a se usar luvas de proteção.

Foi só mais tarde que o Exército Popular de Libertação, do Partido Comunista, incorporou essa forma de combate.

Logo você irá entender o que os dois partidos tem a ver com a história do sanda. Antes, conheça um pouco sobre o yiquan e seu fundador, Wang Xiangzhai.

Qual Foi A Relação De Wang Xiangzhai E Do Yiquan Com O Wushu?

O yiquan é uma arte marcial moderna, criada por volta dos anos 1920 com raízes no xingyiquan.

Seu fundador, Wang Xiangzhai, já era famoso na década de 1930 por enfrentar e vencer inúmeros lutadores, tanto de artes marciais chinesas, quanto japonesas e boxeadores. 

Um exemplo foi o boxeador húngaro e campeão mundial chamado Ingge (transcrição em pinyin. Provavelmente seu nome era Imre, que mais tarde foi campeão olímpico).

Ingge ensinava boxe na União da Juventude de Shangai e havia enfrentado e vencido vários lutadores chineses. Por isso dizia a seus alunos que artes marciais chinesas não eram práticas.

Após enfrentar e ser arremessado por Wang ele escreveu para o jornal Times, de Londres, contando a experiência.

Por causa da sua fama, no início da década de 1930 um grupo de banqueiros se propôs a patrocinar Wang e alguns alunos para viajar pelo mundo divulgando o yiquan.

Então, em 1932 Wang Xiangzhai começou a treinar um grupo de quatro alunos: Han Xingqiao, Zhang Entong, Zhan Changxin e Bu Enfu (este último um famoso lutador de shuaijiao).

Infelizmente a turnê não aconteceu por causa da invasão japonesa na China em 1937.

Porém, a situação na China ficou caótica depois da saída dos japoneses, após a Segunda Guerra Mundial.

Os conflitos continuaram entre os partidos, levando o Partido Comunista ao poder em 1949.

Isso fez com que o Partido Nacionalista se mudasse para Taiwan e estabelecesse o kuoshu lá.

Isso fez com que a China continental perdesse muitos mestres de artes marciais, para Taiwan e outros países.

E é nesse momento que começa a história do wushu e as dificuldades do yiquan e do sanda.

Entenda que wushu não é o termo “correto” para as artes marciais chinesas, como muitos afirmam. Wushu é o nome da política pública do Partido Comunista para as artes marciais chinesas.

Por outro lado, kuoshu é o nome da política do Partido Nacionalista para as artes marciais chinesas. Neste artigo eu aprofundo nesse tema.

Por Muito Tempo A Luta Foi Excluída Do Wushu

Em 1950 Wang Xiangzhai foi apontado como vice-presidente de wushu do Comitê de Cultura Física de Toda a China.

Só que havia uma tendência de divulgar apenas formas (taolu) e marginalizar a prática de luta. Como o yiquan é uma arte marcial que não possui taolu, rapidamente ele abandonou o cargo.

Em 1957 a política oficial era de que wushu era limitado somente a formas. Quem afirmava que luta era parte importante das artes marciais era acusado de tentar limitar o wushu a combate brutal, briga.

Assim, a situação ficou pior para o yiquan, que tinha ficado conhecido pela eficácia em combate. Outra prova da eficácia foi pouco depois de Wang ter abandonado o cargo no comitê.

Naquela época houve um encontro esportivo entre países socialistas (URSS, Polônia, Hungria e Bulgaria). Houve uma competição de boxe e apresentações de wushu.

Os boxeadores diziam que wushu parecia luta, mas não funcionava. Então Wang experimentou lutar com boxeador Húngaro – que foi arremessado ao chão no primeiro contato.

Mas por causa da política de 1957, Wang começou a ensinar somente para saúde, em alguns hospitais. Provavelmente foi isso que tornou o principal método de treino do yiquan muito famoso: o zhan zhuang.

Poucos alunos realmente aprendiam a lutar, na casa do próprio Wang.

Isso deixa evidente que no início do desenvolvimento do wushu não havia interesse em combate. Pelo contrário, havia o desejo de difundir que wushu não tinha nenhuma relação com luta.

Durante A Revolução Cultural Foi Proibido Lutar

De 1966 a 1976 aconteceu a Revolução Cultural, que foi um período de grande perseguição política e cultural.

Toda a cultura tradicional chinesa, inclusive o wushu, foi perseguida e até o wushu era visto como algo que tinha que ser abandonado. Porém, em 1969 foi permitido praticar formas de novo.

Quando a Revolução Cultural terminou a prática de luta e de artes marciais tradicionais foi permitida novamente. Nessa época o sanda começou a ser desenvolvido como uma categoria dentro do wushu esportivo.

Nesse ponto a China fazia no wushu o que Taiwan estava fazendo no guoshu. Taiwan organizou seu primeiro campeonato mundial em 1975 e o wushu ainda não tinha um campeonato mundial.

Em janeiro de 1982 foram criadas as regras oficiais de sanda. Em abril aconteceu o Torneio de Toda a China.

Yao Chengguan, filho de Yao Zongxun (principal aluno de Wang Xiangzhai) participou do torneio de qualificação em Chaoyang, distrito de Pequim.

E esse episódio revela alguns problemas do sanda na época.

Porque O Sanda Demorou Para Ser Oficializado

O adversário de Yao, chamado Liu, era um treinador de sanda.

Conta-se que ele se sentiu inseguro por enfrentar o filho de Yao Zongxun. Afinal, Yao Zongxun, assim como Wang Xiangzhai e vários dos seus alunos, eram famosos pelas suas lutas.

Então ele disse para o Yao Chengguan que aquilo era apenas uma competição e que ele não deveria bater forte. Sem experiência em competições formais, Yao Chengguan aceitou.

Mas assim que começou a luta, Liu foi para cima com toda força com um chute na cabeça, que Yao esquivou.

Vendo que seu adversário ia seguir esse ritmo de luta, Yao desferiu dois socos na cabeça, nocauteando o adversário aos 47 segundos de luta.

Árbitros, atletas, treinadores e oficiais ficaram chocados com a vitória. Afinal, um dos seus melhores atletas perdeu daquela forma por alguém de fora das equipes com todo apoio institucional.

Ou seja, perdeu para alguém que não fazia parte do círculo do sanda.

Então, quando Yao estava treinando para participar do Torneio de Toda a China, ele foi impedido de representar o distrito.

A justificativa foi que ele deu mais de três socos em sequência na cabeça do adversário. Na época a regra permitia até três. Por causa disso o resultado da luta foi cancelado e ele foi banido do sanda.

Mas todos que presenciaram a luta viram que ele deu apenas dois socos, um a menos do que a regra permitia. Tanto que a vitória foi confirmada pela arbitragem.

Mas o motivo real da sua exclusão mais tarde se descobriu que era outro.

Foi Difícil Conseguir Apoio Das Autoridades

Naquela época era difícil convencer as autoridades chinesas a apoiarem o sanda.

Os organizadores do Torneio de Toda a China ficaram com medo de se o Yao Chengguan participasse e acontecesse outro nocaute, os opositores do sanda teriam motivo para barrar o desenvolvimento da modalidade.

Além disso a regra foi modificada e passou a não permitir mais sequências de soco na cabeça. Como na regra atual do juvenil.

Como curiosidade, na época, outro aluno do Wang Xiangzhai, Yang Shaogeng, estava ensinando yiquan em Luoyang, na província de Henan. Seu aluno Song Yanhai se qualificou para o torneio.

Então Yang levou Song para Pequim para ser treinado por Yao Zongxun. Seu parceiro de treino foi Yao Chengguan.

Graças a duas semanas intensas de treino em Pequim ele conseguiu o segundo lugar. O campeão foi um estudante de especialização em sanda da Academia de Cultura Física de Pequim.

Depois disso, outros praticantes de yiquan participaram e venceram campeonatos de sanda na China.

Somente em 1987 o sanda foi oficialmente reconhecido e os campeonatos anteriores foram considerados experimentais.

O Que Você Precisa Aprender Com A História Do Sanda

O importante sobre essa história do sanda é entender que o seu desenvolvimento como modalidade esportiva demorou para acontecer por causa do contexto da sociedade chinesa.

Houve proibições e conflitos políticos intensos e o desenvolvimento do wushu e do sanda não estão separados disso.

TODAS as práticas corporais, esportivas e artísticas fazem parte dos processos de desenvolvimento social de uma nação. Elas tanto afetam quanto são afetadas por estes processos.

Então precisamos entender profundamente essas relações para atuar na modalidade com responsabilidade social.

Mas não é só a história do sanda que precisamos compreender com profundidade. Também é preciso entender muito bem COMO SE JOGA O JOGO.

Então se quiser entender os padrões de luta do sanda no nível mundial para aplicar no seu sanda, clique aqui para participar do Sanda Expert!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!