Corte com espada ou sabre é uma habilidade importante a ser desenvolvida nas artes marciais. Algumas artes coreanas, como hangumdo (que praticamos em Valinhos), haedong gumdo, sibpalgi e gicheonmun e japonesas, como iaido e kenjutsu esse treino ainda existe. Nas artes marciais chinesas, entretanto, não se tem mais essa tradição, ficando atrás de algumas coreanas e japonesas neste aspecto. Por isso este assunto é muito importante para praticantes de kung fu.
Por Que Aprender Corte com Espada?
Muitos praticantes de kung fu pensam que ao se aprender uma forma de uma arma, automaticamente se aprende a usá-la. Mas isso é um engano, pois a forma possui limitações. Ela serve para aprender a conectar movimentos e registra a essência de cada técnica ou aplicação. Entretanto, não se aprende de fato a utilizar uma arma com uma forma, isso não é possível. Para aprender a utilizar uma arma, de fato, são necessários dois aspectos: combate com armas e teste de corte.
Quando falo sobre combate com armas, não me refiro a aplicações de técnicas combinadas com um parceiro. Isso pode ser bom didaticamente dependendo do método do professor. Entretanto para aprender o combate com armas é preciso um método onde haja um contexto de imprevisibilidade. Normalmente, o treinamento de aplicações costuma ser desprovido do contexto de luta, assim o aluno meramente decora, mas não aprende. Não basta saber movimentos, é preciso saber empregá-los dentro de um contexto imprevisível.
O outro aspecto é o treinamento de corte. Na forma nada acontece se o indivíduo não tiver precisão no movimento. É claro que não é bom tecnicamente falando, mas nada de mais acontece. Mas o corte é mais complicado, é preciso precisão, muito domínio das articulações e consciência corporal. Isso porque ao atingir um alvo, o menor desvio de ângulo transforma o corte numa pancada. Portanto, é preciso atingir um alvo real para medir a sua precisão e para isso é necessário treino específico. Assim, sem o treinamento de combate com armas e de corte com espada, a forma se transforma meramente em exercício de coordenação motora.
Benefícios Para a Saúde
Talvez a maioria das pessoas hoje que procura uma arte marcial para praticar não o faz para aprender a lutar. Provavelmente, a maioria dos alunos nas academias está lá por questão de saúde e qualidade de vida. Então o que o aprendizado do corte com espada tem a ver com essas pessoas?
As tendinites são um problema de saúde que afeta grande parcela da população, pelo menos no Brasil (não sei a nível mundial). As tendinopatias e doenças articulares em geral (embora no senso comum isso não seja considerado doença, na verdade é) são, na maioria das vezes, consequência da carência de consciência corporal. Hoje em dia, principalmente por causa da evolução tecnológica, as pessoas são mais sedentárias do que há 100 ou 200 anos, por exemplo. Quanto mais para trás caminharmos na história da humanidade, mais fisicamente ativas eram as pessoas. Isso faz com que nos tempos atuais as pessoas tenham cada vez menos contato com seus próprios corpos, ou seja, desfrutam cada vez menos de suas possibilidades. Daí surgem diversos problemas articulares.
O corte com espada, assim como o tiro com arco, é uma atividade de precisão, o que requer, como foi dito antes, muita consciência corporal e também concentração. Então, esse tipo de prática estimula o praticante a desenvolver essas duas qualidades. Para se cortar um objeto com uma espada é preciso coordenar o corpo todo, pois um corte não deve ser executado somente com os braços. E além de utilizar o corpo todo em conjunto, é preciso tensionar e relaxar as partes corretas do corpo no momento apropriado. Então cortar com uma espada é também uma atividade que desenvolve o relaxamento.
Intenção e Autoconfiança
Qual é a intenção com que fazemos nossas tarefas diárias? Será que estudamos, trabalhamos e nos relacionamos com as pessoas com confiança ou será que fazemos algumas coisas duvidando de nós mesmos e inseguros com relação ao resultado das nossas ações? Precisamos ser autoconfiantes e fazer as coisas com uma intenção firme, assim como precisamos destas qualidades em combate.
Para cortar um objeto em duas partes com uma espada, precisamos estar 100% focados e com essa intenção. Não pode existir a menor porcentagem de dúvida. E quando a intenção de cortar é 100%, nossa mente fica totalmente focada, assim como o corpo também fica. Se a mente se dispersa entre insegurança, dúvida, medo de errar e vontade de cortar, o corpo também fica disperso. Quando o corpo dispersa, ele realiza tensões contraditórias ao movimento desejado. Não é possível ter o corpo focado e a mente dispersa ou a mente focada e o corpo disperso. Se a mente dispersa, o corpo dispersa. Assim, treinar o corte com espada deve desenvolver esse foco e essa intenção firme.
Equipamentos Necessários
Para praticar o corte com espada é preciso, em primeiro lugar, de uma espada adequada. Existem espadas específicas para essa finalidade. Porém,espadas de corte não são baratas, porque normalmente elas são importadas. Mesmo uma espada importada mais barata e de qualidade inferior acaba saindo caro por causa dos impostos. Não existem modelos de espadas chinesas de aço fabricadas no Brasil. Na verdade, só existe um fabricante de espadas no Brasil, que fabrica espadas japonesas de alta qualidade e, portanto, caras. Então é preciso economizar por certo tempo para adquirir uma. No vídeo no final do artigo eu utilizo uma espada chinesa no modelo das espadas da dinastia Han.
O alvo ideal para começar a treinar corte com espada é uma caixa de leite cheia de água. Depois uma garrafa PET, um pouco mais difícil (não se esqueça de separar o lixo reciclável). No estágio avançado, acredito que um pedaço de bananeira (depois de retirado o cacho) é um ótimo alvo.
Quando Começar a Praticar?
Na minha opinião, num mundo ideal de pessoas equilibradas emocionalmente, se deveria treinar com a espada de aço desde o início da prática. Isso sem excluir, é claro, espadas de outros materiais, como madeira, bambu, PVC ou espadas de aço sem corte. Isso porque o combate com armas não deve ser treinado com uma espada de corte por um motivo óbvio: o perigo. Treinar com uma espada de aço desde o início faz com que o corpo do praticante se habitue ao peso, ao balanço e aos movimentos precisos necessários para cortar. E esses movimentos precisos só se desenvolvem realmente com uma espada de corte.
Mas é preciso cuidado porque, diferente do arco e flecha que hoje são vistos apenas como material esportivo, as espadas ainda são vistas como armas. Por isso, nas mãos de uma pessoa desequilibrada emocionalmente pode ser um perigo num momento de descontrole. Por isso, um professor por precaução só deve entregar uma espada de aço na mão de um aluno depois de um bom tempo, quando já estiver seguro da sua personalidade e do seu temperamento.
Para Finalizar, um Pequeno Convite
Neste artigo falamos sobre um aspecto necessário que vem sendo deixado de lado nas artes marciais chinesas, que é o corte com espada. Também falamos sobre combate com armas, isso é, sobre imprevisibilidade, que eu não vejo sendo muito praticado, mas nesse caso em qualquer arte marcial.
Então eu gostaria de fazer um convite para uma rápida pesquisa de interesse em conteúdos de arte marcial. Eu a venho fazendo há algum tempo e ela envolve um pouco do conteúdo deste artigo. Eu gostaria de saber o que você mais gostaria de aprender em artes marciais chinesas. Também quero saber que tipo de conteúdo você considera o ensino defasado. Então, caso tenha interesse em participar, é só acessá-la aqui. Não vai levar mais do que 3 minutos para responder as questões.
E você, o que pensa sobre treinamento de corte nas artes marciais chinesas? Escreva nos comentários!
Seja o primeiro a comentar!