Uma pergunta que eu tenho recebido, assim como muitos outros praticantes, é porque se usa equipamentos de proteção no sanda além das luvas.  Essa é uma dúvida muito comum por parte de, por exemplo, praticantes de muay thai e fãs de mma.

Por isso, acho muito importante esclarecer essa dúvida para que fique mais claro até para os próprios praticantes de sanda.

Relembrando A História…

O boxe, mma e muay thai hoje em dia são lutas muito populares. E todas elas tem um ponto em comum: a utilização apenas de luvas, protetor bucal e genital. Isso de certa forma gera uma crença de que o sanda é pior do que estas modalidades.

Mas existe um motivo muito lógico para se usar equipamentos de proteção no sanda, que inclusive remonta à história das artes marciais.

Os Equipamentos de Proteção Do Sanda Remontam Às Guerras

Todos sabemos que as artes marciais tem uma relação muito íntima com a guerra. Há milhares de anos a humanidade começou a desenvolver armas para caçar e lutar com tribos inimigas.

Conforme o conhecimento e a tecnologia foi se desenvolvendo, as armas foram sendo aprimoradas. Em dado momento, percebeu-se que a utilização de armaduras diminuía as chances de ferimentos e mortes.

Quem tinha armadura tinha maiores chances de sobrevivência e vitória contra quem não tinha. Ao mesmo tempo, quem tinha a melhor armadura tinha mais chances do que quem vestia armaduras de qualidade inferior. Então, aos poucos foram desenvolvidas armaduras de diversos materiais.

Há pelo menos dois mil anos, no que hoje é a China e grande parte da Ásia, se utilizava armaduras de couro. Com o passar do tempo estas foram substituídas por armaduras de metal.

As armaduras de metal foram modificadas para padrões cada vez melhores para diminuir sua vulnerabilidade. Durante as dinastias Ming e Qing da China e Yi da Coreia eram utilizadas armaduras de metal com tecido de algodão.

Vídeo: Porque Se Usa Equipamento De Proteção No Sanda

A Armadura Diminuía As Opções Do Adversário

Utilizar uma armadura significava diminuir as possibilidades do que o adversário podia fazer. Assim, para cortar o adversário sobravam apenas algumas partes das articulações, do pescoço e o rosto. Fora dessas regiões os cortes eram impossibilitados, sobrando as batidas e estocadas para perfurar.

Por isso muitos golpes de estrangulamento e chaves articulares provavelmente eram muito difíceis de funcionarem por causa da armadura.

O Que A Armadura Tem A Ver Com O Sanda

Da mesma forma que na guerra, utilizar equipamentos de proteção no esporte diminui as possibilidades do que o adversário pode fazer. Ou a eficácia das suas técnicas. Isso diminui a chance dos atletas se lesionarem e serem nocauteados.

No contexto esportivo se busca a igualdade de chances. Por isso se tenta padronizar os equipamentos de competição.

Por causa disso que no campeonato mundial de wushu os atletas não utilizam seu equipamento pessoal. É sempre uma marca que patrocina o evento e fornece todos os equipamentos utilizados.

Mas se fosse possível que um atleta usasse equipamento para contra outro sem equipamento, é óbvio que aquele que tivesse equipamento de proteção teria mais chances de vencer.

Ninguém Vai Para Guerra Sem Armadura

Se fosse possível voltar no tempo para o início da dinastia Han, quando ainda se usava armaduras de couro, um colete de sanda como este seria considerado uma armadura. E provavelmente seria de qualidade superior. Mais leve, espessa, com maior amortecimento e…

Mais bonita, com cores que não era possível na época.

A cor pode parecer irrelevante, mas para alguns daqueles povos não bastava que os equipamentos de guerra fossem eficientes. Era preciso que fossem bonitos, obras de arte. Isso é evidente nas armaduras dos manchus, chineses, coreanos e japoneses.

No contexto esportivo as cores tornam a modalidade visualmente mais atrativa e, portanto, com maior potencial comercial.

Mas mais do que isso, por diminuir as chances de lesão e nocaute, tornam a modalidade mais competitiva. Do mesmo jeito, as armaduras tornavam os exércitos mais competitivos. Assim, era mais difícil se vencer uma guerra.

E convenhamos… Ninguém arriscaria ir para a guerra sem armadura se tinha uma para usar…

No esporte isso garante que a modalidade se torne ainda mais comercial e assim possa entrar nos Jogos Olímpicos.

Clique na imagem para saber sobre este protetor!

No Sanda Não Usamos Só Um Equipamento De Proteção, Usamos Uma Armadura

O ponto central deste artigo é usar a comparação com a guerra para explicar porque se utiliza equipamentos de proteção no sanda além das luvas.

Mas além disso, quero chamar a atenção para o fato de que os equipamentos de sanda de hoje seriam considerados armadura na China de 2.000 anos atrás.

Não quero afirmar que os equipamentos de sanda foram criados pensando em simular a armadura. Mas entendendo a semelhança com as armaduras de couro, sempre que nos perguntarem porque no sanda se usa equipamento de proteção, podemos responder:

“No sanda não usamos equipamentos de proteção. Usamos armadura”.

E aí é só contar a história…

Quer saber como encontrar os melhores equipamentos de sanda? Então veja esta página!

Compartilhe este artigo com os seus amigos para que eles saibam disso!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!