Todo mundo tem aqueles dias que bate aquela sensação de que os pensamentos estão confusos e falta clareza mental.
Sabe quando você acorda e sente que a mente não funciona e que nem um café te faz pegar no tranco?
Você pode aplicar esse antigo chinês para focar sua mente, organizar seus pensamentos e te dar a sensação de que tudo é muito mais simples de resolver.
É uma coisa muito simples de fazer no seu ambiente externo que vai influenciar o seu “ambiente interno”.
Você provavelmente faz isso por obrigação. Mas depois de ler esse artigo eu espero que essa consciência mude em você e você passe a colher os benefícios dessa prática.
É assim que o ambiente externo influencia a clareza mental
Existe um conhecimento chinês muito antigo, chamado feng shui, que observa o efeito psicológico do ambiente sobre quem vive ou trabalha dentro dele.
Muito se mistifica sobre esse assunto, que nada mais é do que organização do espaço seguindo uma certa lógica.
O pensamento chinês enxerga as coisas como um todo e não como a soma de partes. Assim, a pessoa e seu ambiente externo são vistos como uma coisa só.
Por isso, o que acontece no seu exterior reflete o estado do seu universo interior. E o que acontece no seu interior se manifesta no exterior.
Então, se você quer entender o seu interior, deve olhar para fora e se quer entender o exterior, deve olhar para dentro.
Por isso, uma casa ou local de trabalho desorganizado é reflexo da mente de quem deixou esse espaço assim.
Nem eu e nem você estamos imunes a essa influência do ambiente. Mas podemos ter muito mais clareza mental se soubermos como manipular o ambiente externo para nos beneficiar.
Coloque energia em movimento e mova os pensamentos de lugar
Quando você sente que sua mente está confusa é porque ela está precisando de um foco. Ela precisa de ajuda para se organizar e você pode fazer isso através do movimento físico e reorganização do espaço.
Assim, naqueles dias que sente que tem um bloqueio mental você pode olhar para o seu ambiente e ver o que precisa ser organizado.
Organize os objetos, que são coisas que você pode tocar. Assim, você vai conseguir organizar seus pensamentos e emoções, que você não pode tocar.
Sim, você vai fazer uma faxina. Mas uma faxina consciente.
Coloque energia em movimento mudando os objetos de lugar para alcançar a poeira difícil de alcançar.
Não fique lutando para alcançar com a vassoura aquela poeira embaixo da cama. Se for possível, mova a cama para outro lugar, pois ela cria obstáculos para limpá-la que geram um efeito de mal estar mental.
Mover os objetos permite limpar melhor, mais rápido e isso gera um efeito de bem estar mental muito grande.
Jogue fora o que não precisa mais e reorganize os objetos. Mudar as coisas de lugar é como mudar os pensamentos de lugar dentro da mente e jogar fora os pensamentos inúteis.
Mantenha o local iluminado e ventilado. Se quiser, acenda um incenso e coloque uma música suave.
Ao limpar sua casa ou local de trabalho você vai perceber que também está fazendo uma limpeza na mente.
Faça isso e perceba os benefícios
Sua atitude e sua intenção são muito importantes ao fazer isso.
Não faça isso com um sentimento de obrigação ou simplesmente como um cuidado com a casa. Faça isso como cuidado de si mesmo, dessa forma você vai se integrar ao ambiente e ele se tornará parte de você.
Depois, observe a sensação de estar num ambiente limpo e arrumado e o estado de clareza mental que esse ambiente traz.
O espaço bagunçado estimula a confusão mental, stress e ansiedade, enquanto o espaço organizado estimula a calma e clareza mental.
Essa é uma forma de meditação em movimento e uma prática complementar de Artes Marciais Meditativas. Portanto, se você fizer por pura obrigação e sem consciência, não vai sentir os benefícios.
Mas se mantiver isso como uma prática de meditação e autocuidado, logo sentirá muito mais calma e clareza mental.
Quer acelerar os benefícios e ter a chance de diminuir seu stress e ansiedade em poucos meses? Considere fazer essa prática como complemento das Artes Marciais Meditativas. Clique aqui e veja como funciona.