Todo mundo que aprende alguma coisa de que gosta muito tem o desejo de se desenvolver e atingir a proficiência naquilo. Isso é natural. E quando o desenvolvimento não acontece de acordo com o esperado é normal encontrar justificativas para isso.

Pois bem, no círculo das artes marciais chinesas uma das justificativas com as quais mais me deparo é a de que os monges treinavam o dia inteiro, por isso eles eram capazes de realizar proezas que nós apenas imaginamos. Existe uma construção em cima disso que nos faz acreditar que não somos capazes porque o modo de vida do Templo Shaolin, por exemplo, permitia aos monges que praticassem diariamente por um período de tempo que nós não temos. Essa justificativa vem por parte de alunos, que não atingem o que esperam… E também de professores, que não conseguem fazer com que os seus alunos se desenvolvam tanto.

Existem programas de televisão “encomendados” pelo governo chinês e filmes que ajudam a construir a ideia de que os monges treinavam o dia todo. Existem também muitas lendas, criadas recentemente ou que vem de séculos. Mas é preciso questionar as estórias que ouvimos e fazer perguntas como: será que os monges realmente realizavam tudo o que as estórias contam? Será que eles treinavam tanto quanto se imagina? E ainda: será que todos os monges treinavam artes marciais? Em outras palavras, precisamos saber separar o que é realidade e o que é lenda. Para isso precisamos compreender um pouco de algumas coisas que são externas às artes marciais. Uma delas é a cultura chinesa e a outra é a religião.

No vídeo abaixo eu discuto um pouco sobre a questão religiosa. Não podemos deixar essa questão de lado, é muito importante compreender um pouquinho do que é ser monge, pois assim podemos pela lógica desconstruir alguns mitos. Como eu falei anteriormente, aqui não se trata de entender sobre artes marciais, mas sobre como é ser um monge, seja ele budista ou não. É conhecer um pouco mais sobre outros assuntos, sobre o mundo. Então assista o vídeo abaixo e entenda um pouco sobre como era a vida dos monges de Shaolin e sobre quanto tempo eles dispunham para praticar artes marciais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!