O Muye Dobo Tongji é um livro coreano que registra artes militares do período Joseon. Utilizadas no combate aos piratas japoneses, elas são adaptações das artes aprendidas com os chineses da dinastia Ming. Neste livro existe um capítulo com uma história particularmente interessante. Ele nos conta que assim como as artes chinesas foram importantes para a Coreia o inverso também aconteceu. Esse capítulo se chama Ye Do, que discorre sobre o método de espada curta.

Ao citar um trecho do Wu Bei Ji o capítulo revela que este método foi adquirido da China. Porém deixou de ser praticado no país de origem, sendo reintroduzido quando alguém o adquiriu novamente na Coreia. É importante dizer que o Muye Dobo Tongji surgiu da revisão e correção do Muye Shinbo. Publicado em 1759, o Muye Shinbo já continha o capítulo Ye Do. Para a revisão foram consultados diversos outros manuais anteriores, tanto coreanos quanto chineses.

Há uma citação do Wu Bei Zhi que diz que este método foi utilizado na fundação da dinastia Tang da China, mas deixou de ser transmitido. Diz ainda que o que havia sido perdido na China só poderia ser encontrado no Dungkwoon ou no Sangsu. Dungkwoon é um livro escrito por um monge chamado Shin Hung, de Suyuk (países vizinhos da China). Sangsu é um livro do Japão. Mas o autor afirma que na época um homem havia adquirido os métodos secretos de Joseon. Em Joseon estes métodos estavam bem sistematizados, e por meio deste homem o método retornou ao país de origem.

As posturas do Ye Do

sub02_03_giae07O Ye Do apresenta 24 posturas de espada, com explicações e ilustrações. No Wu Bei Zhi as técnicas são representadas com a espada reta, no Ye Do com o sabre (espada curva). No Wu Bei Zhi o sabre também é desenhado por ser similar à espada coreana. Já no Ye Do são apresentados tanto a espada reta chinesa, quanto o sabre chinês e coreano. Existem ainda 4 posturas adicionais no Ye Do, totalizando 28 posturas.

Há ainda algo que considero de valor ainda maior, pois estive procurando por muito tempo, que são instruções sobre os métodos de produção da espada desde a transformação do ferro em aço. Mas são apenas indicações e não um método passo a passo. Muitas coisas estão faltando e eu vou ter que descobri-las por meio da experiência.

No vídeo abaixo segue um vídeo de uma demonstração das posturas.

Gostou deste artigo? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais! Para adquirir o Muye Dobo Tongji acesse o Amazon.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!