Muitas pessoas tem a convicção de que algumas técnicas não existem em determinadas modalidades de combate ou não podem ser aprendidas nelas. Por esse motivo acabam acreditando que algumas modalidades só foram capazes de aprender certas técnicas copiando de outras artes marciais ou esportes de combate. Porém, as técnicas de uma modalidade surgem em decorrência da resolução de problemas impostos pelas suas regras.

O que Define a Identidade de uma Modalidade são as Regras

As modalidades esportivas possuem cada uma as suas regras, o que define sua identidade. Cada uma tem o seu modo de lutar porque as regras proíbem determinadas ações enquanto permitem e estimulam outras.

Por isso algumas técnicas que são vistas em uma modalidade esportiva não aparecem em modalidades parecidas. Exemplos disso são as diferenças entre sanda e muay thai ou entre shuai jiao e judô.

No sanda existem projeções, tanto dentro quanto para fora da plataforma, o que é proibido no muay thai. Por outro lado no muay thai se existem golpes de joelho e cotovelo, o que não é permitido no sanda.

Um lutador de judô pode vencer uma luta aplicando um “golpe perfeito” (ippon) no adversário. O golpe perfeito é quando o adversário cai de costas no chão. Isso não existe no shuai jiao, já que a vitória se dá por somatória de pontos dos rounds.

Isso por si só faz com que a dinâmica das duas modalidades seja completamente diferente. No shuai jiao se arrisca mais porque não há derrota por golpe perfeito. Já o judô é uma luta mais travada porque se arriscar de mais pode expor o lutador ao risco de levar um ippon.

Além disso como o shuai jiao permite agarrar o adversário abaixo da cintura e o judô não, muitas técnicas presentes no shuai jiao não são vistas no judô. Ao mesmo tempo no judô existe a luta de solo e imobilização, que são inexistentes nas competições de shuai jiao.

Isso significa que determinadas técnicas não podem surgir em certas modalidades?

Técnicas Surgem como Resolução de Problemas

Do ponto de vista esportivo não há porque saber as técnicas de outra modalidade. Para competir em uma modalidade de esporte de combate o praticante só precisa saber as técnicas permitidas nela.

Técnicas semelhantes aparecem em modalidades diferentes quando elas permitem os mesmos tipos de ações. Uma não precisa necessariamente aprender as mesmas técnicas com a outra, afinal o desenvolvimento das técnicas se dá por um fator chamado “resolução de problemas”. É a capacidade de resolver os problemas impostos pelas regras que faz com que os indivíduos descubram determinadas técnicas.

Ao estabelecer como se pontua e se vence o combate, as regras impõe problemas para serem resolvidos. Estes problemas nada mais são do que tarefas a serem executadas. Os praticantes precisam pensar em como pontuar e vencer dentro daquelas regras. Fazer isso é executar a tarefa.

Portanto se a regra diz que derrubar o adversário de costas no chão dá a vitória, os lutadores são obrigados a descobrir como executar essa tarefa. Dessa forma eles precisam tomar decisões táticas para resolver esse problema, criando assim as técnicas da modalidade.

Então se no muay thai fosse permitido projetar o adversário, surgiriam técnicas semelhantes às que existem no sanda. Da mesma forma, se no sanda fossem permitidas joelhadas, poderiam surgir projeções diferentes das que já existentes.

As Armas Foram Criadas em Resposta a Problemas Enfrentados em Batalha

Fora do contexto esportivo, como os inúmeros conflitos e guerras que moldaram as artes marciais, a regra é não ter regras. Dessa forma, qualquer recurso era válido, o que estimulou uma capacidade de resolução de problemas cada vez maior. Isso fez com que diversos tipos de armas fossem criados.

Cada arma criada impunha novos problemas para serem lidados. O surgimento das espadas, por exemplo, fez notar a necessidade de acoplar algum complemento para proteger as mãos contra cortes. Assim surgiram diversos tipos de guarda nas espadas. Embora haja diferentes modelos de guardas nas espadas de diferentes culturas, todas elas tem a mesma função: proteger as mãos contra cortes.

Porém, ao serem notadas as vantagens e desvantagens de determinada arma, outra arma era criada para combatê-la. Sabendo disso, o general Qi Jiguang combinou as vantagens e desvantagens de diversas armas na formação pato mandarim. Portanto cada arma e cada uma de suas partes, bem como formações de exércitos, eram criadas como forma de resposta a problemas específicos encontrados em batalha.

resolução de problemas

Clique na imagem e saiba sobre a formação pato mandarim.

Altere as Regras para Desenvolver a Capacidade de Resolução de Problemas

resolução de problemasAo impor problemas, as regras estimulam o cérebro dos praticantes a procurar soluções e desenvolver a capacidade de resolvê-los.

Só que geralmente os praticantes são condicionados a lutar sempre sob as mesmas regras. Por isso, sua capacidade de resolução de problemas não se desenvolve suficientemente. Assim, se torna difícil desenvolver táticas e técnicas de luta para diferentes situações.

Como consequência, o praticante tem dificuldade de se adaptar a outras modalidades de luta, que possuem outros sistemas de regra. É por isso, também, que muitos acreditam que determinadas técnicas não existem ou não são possíveis de se aprender em determinadas artes marciais.

Por esse motivo o ensino, o aprendizado e o treinamento de artes marciais deve se basear no método de resolução de problemas. Primeiro é preciso desenvolver essa capacidade, modificando as regras para desenvolver respostas para diversas situações. Conforme essa capacidade se desenvolve são introduzidas as regras específicas da modalidade. Em outras palavras, deve-se ir do geral para o específico.

Portanto, para que o atleta se torne mais versátil na sua modalidade e capaz de se adaptar a outras, é preciso que os treinos desenvolvam a capacidade de resolução de problemas. Quer saber como fazer isso? Clique aqui!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!