Se você pratica sanda, é provável que chegou aqui porque torceu o nariz quando leu que sanda não é uma arte marcial.
Mas tenho certeza que no final do artigo você vai entender e concordar comigo. Então não se preocupe que não vai doer (eu acho).
Ok, talvez o título tenha doído em alguns, mas talvez o conteúdo machuque o coraçãozinho de quem abriu um sorriso ao ler o título.
Então se prepare, talvez você sinta o contrário do que esperava sentir.
Ser Wushu Não Faz Do Sanda Uma Arte Marcial
É bastante comum se ouvir praticantes de sanda dizerem coisas como “minha arte marcial é o sanda”. Também é comum responderem que é o sanda quando perguntados qual o estilo de kung fu que praticam.
Só que nós que somos praticantes da modalidade precisamos ter bem claro que sanda não é um estilo de arte marcial ou de kung fu.
Então o que é o sanda, senão uma arte marcial?
O sanda faz parte do que chamamos wushu ou kung fu. Wushu é um termo genérico para artes marciais. Chineses chamam de wushu artes marciais estrangeiras também. Por exemplo: karatê para os chineses é um tipo de wushu japonês.
Como arte marcial chinesa, wushu é o termo utilizado para as artes marciais chinesas de punho.
Só fazendo um rápido adendo, por não ser uma arte marcial de punho e sim de wrestling, o shuai jiao não é wushu. Mas essa é outra discussão.
Voltando ao wushu… O wushu engloba várias artes marciais independentes sob o mesmo guarda chuva. Todas elas se relacionam, tem raízes comuns ou influenciam-se mutuamente de um jeito ou de outro.
Só que o fato de estar sob este guarda chuva não faz do sanda um estilo de wushu. E o wushu esportivo é muito importante neste ponto.
Sanda É Um Conjunto De Regras, Não Uma Arte Marcial
Há quem pense que wushu e kung fu são coisas diferentes: kung fu são as artes marciais tradicionais e wushu apenas um esporte.
“Apenas” foi colocado aqui de forma proposital.
Muita gente desmerece o wushu competitivo e inclusive o sanda dizendo que não é arte marcial, é “só um esporte”. Essa distinção que existe no Brasil não existe na China.
Sanda é uma prática comum a todas as artes marciais chinesas e um tipo de sanshou. Sanshou é são os exercícios de combate que se faz com um parceiro, mesmo que sejam exercícios combinados.
E sanda é o ato de lutar, combater de forma livre, imprevisível. O termo é uma abreviação de “sanshou dui da”, que pode ser traduzido como luta livre.
É por isso que o sanda chegou a ser chamado de sanshou por um tempo. Então não há diferença entre sanshou e sanda, como muita gente pensa, só que hoje o termo é abreviado como sanda ao invés de sanshou.
Então sanda é a prática de luta, que existe em qualquer arte marcial chinesa.
O Sanda Esportivo É Uma Expressão Do Kung Fu
Na época em que vivemos o esporte é a forma mais popular e influente de atividade física. Isso faz com que as artes marciais tenham a tendência a se tornarem esportes. Falo sobre isso neste artigo.
É aí que surge o esporte wushu, para que diferentes formas de wushu possam competir sob as mesmas regras. É aí que surgem o sanda e o taolu esportivos.
Assim, o sanda esportivo não é um estilo de wushu, mas sim um conjunto de regras comuns a quaisquer estilos de wushu.
Existem diversas formas de manifestar e expressar as artes marciais chinesas. O wushu esportivo é apenas uma delas, assim como são o taolu e o sanda, esportivos ou não.
Como diz o professor Fábio Assis, no wushu tem o sanda e o taolu do mesmo jeito que no karatê tem o kumite (luta) e o kata (forma).
Da mesma forma, no taekwondo tem a forma, que é o poomsae e a luta, que é o kyorugui. Inclusive, kyorugui é um termo abrangente equivalente a sanshou, então a luta propriamente dita é um tipo de kyorugui.
Então no taekwondo os termos que equivalem a sanda são jaiu kyorugui (luta livre) e no caso do sanda esportivo shihap kyorugui (luta de competição).
Treinar Somente O Sanda Esportivo É Sua Opção
Portanto não existe separação entre sanda e taolu, tudo é wushu. E o sanda é uma das maneiras de expressão o wushu ou kung fu.
A diferença é que no wushu esportivo existem pessoas que treinam somente o sanda ou só o taolu, o que não acontece em outras artes marciais.
E também existem pessoas que treinam apenas a manifestação esportiva do wushu.
Então como arte marcial você treina wushu. E a expressão que você treina do wushu ou uma delas é o sanda.
E você pode praticá-lo de forma esportiva ou não, a escolha é sua e do seu professor/professora.
Agora que você entendeu esse assunto, use a área de comentários para deixar suas perguntas ou acrescentar pontos e compartilhe esse artigo com os seus amigos.
E se você quiser compreender melhor a luta do sanda esportivo e ter melhores resultados em competições, clique aqui e conheça o Sanda Expert!
Seja o primeiro a comentar!