São muitas pessoas, seja no meio marcial ou não, que se interessam por chi kung e querem treinar. Porém, na hora de aprender as pessoas não tem referência sobre qual método procurar. Por isso em conversa comigo o mestre Cai Wen Yu, meu professor, explicou sobre o que não é chi kung.

Neste artigo eu vou escrever com as minhas palavras o que foi dito nessa conversa e acrescentar alguns detalhes. Você pode assistir a conversa na íntegra e com legendas no vídeo que acompanha este artigo.

Para Aprender Chi Kung É Preciso Saber O Que Não É Chi Kung

A primeira coisa para se aprender chi kung é saber o que não é chi kung. Existe muita confusão a respeito disso. São muitas informações, vídeos e opiniões incorretas seja na internet, livros ou academias. É mais fácil entender primeiro o que não é chi kung e desfazer alguns equívocos para depois entender o que é.

Respiração Não É Chi Kung

Existem muitas pessoas que ensinam e acreditam que chi kung é a energia da respiração. Mas chi kung não é respiração. Para treinar chi kung não é necessário treinar a respiração pois a pessoa já sabe respirar. Isso é, nosso corpo sozinho já nasceu sabendo respirar. O problema é que ao longo da vida perdemos a capacidade de respirar naturalmente e corretamente.

A respiração é algo que funciona inconscientemente. Não precisamos pensar em respirar para respirar, da mesma forma que não precisamos pensar em como andar. Simplesmente saímos andando e as coisas acontecem.  Quando caminhamos não estamos conscientes de todos os mecanismos do caminhar.

Da mesma forma, enquanto respiramos não estamos conscientes de cada detalhe do funcionamento da respiração. Só o corpo sabe exatamente como respirar. Portanto, ao treinar a respiração interferimos com o intelecto em uma tarefa que só o corpo entende. Ao fazer isso, “quebramos” a respiração, criando um padrão respiratório estranho ao corpo.

“Abraçar A Árvore” Não É Chi Kung

Muitas pessoas acreditam que a postura conhecida erroneamente como “abraçar a árvore” (zhan zhuang) é chi kung. Essa postura é muito famosa e foi adotada pelo tai chi e diversos treinamentos, como o lian gong. Só que zhan zhuang, a postura por si só, não é chi kung, é apenas uma forma.

Não basta forma, é preciso que a forma tenha conteúdo, embora as pessoas pensem que o chi kung é inerente à postura. Não existe nenhuma postura que por si só organize a sua energia. Forma pode ser copiada, mas mera forma não surte efeito nenhum. Entretanto, muitas pessoas utilizam zhan zhuang para treinar a respiração e concentrar a atenção no dantien.

Concentrar A Energia No Dantien Não É Chi Kung

Essa é outra ideia que se tornou popular. Muitos sistemas enfatizam concentrar a atenção no dantien. O dantien é a região que fica aproximadamente quatro dedos abaixo do umbigo, que incide sobre nosso centro de massa. Segundo algumas teorias, é ali que se concentra a energia do corpo.

Porém, não existe um lugar no corpo que seja a fonte da energia ou onde a energia se concentra. A energia não pode ficar concentrada em uma região do corpo, isso é desequilíbrio. A energia precisa estar presente em todas as partes do corpo. Por isso, enviar a energia para o dantien, para a barriga, é uma das coisas que não é chi kung.

Muitas pessoas querem sentir a energia, sentir o chi, algumas pessoas até me perguntam sobre isso. Mas treinar pensando nisso também não é correto. É preciso jogar fora a ideia de sentir a energia ou de guardar a energia no dantien. Mas muitas pessoas podem se perguntar por que treinar chi kung se não for sentir a energia. Se por um lado sentir a energia não é chi kung, por outro treinar chi kung e não sentir a energia também é errado. Mas chi kung não é só energia, é preciso sentir mais do que isso.

o que não é chi kung

Meditação Não É Chi Kung

O motivo pelo qual a meditação não é chi kung é porque nela só o cérebro trabalha, o corpo não. Existem sistemas de meditação que utilizam visualizações e imaginação. Mas isso nada mais é do que o pensamento trabalhando, seria uma espécie de controle do pensamento.

O problema é que nosso cérebro já já está cansado dos pensamentos não param. Visualização e imaginação apenas direcionam o trabalho do cérebro para outra coisa, mas muitas vezes ele não descansa. Muitas pessoas pensam que sentar e fechar os olhos concentrando na respiração ou em outra coisa é chi kung, mas são coisas diferentes. Isso também não é chi kung.

No Chi Kung O Corpo Todo Trabalha

Embora o foco do artigo seja o que não é chi kung, podemos falar a primeira condição para considerar algo como chi kung. Essa condição é o corpo todo trabalhar e não apenas uma ou outra parte.

Na meditação o cérebro trabalha, mas o cérebro não é você e sim parte de você. A respiração é uma parte de você, mas não é você. Suas pernas, seus braços, tudo isso é parte de você, mas não é você na totalidade, não é o todo. Posso falar que o braço é meu, mas não posso falar que o braço sou eu. Posso falar meu pé, mas não posso falar “eu pé”.

Então a primeira condição para o chi kung é o corpo todo treinar, sangue, respiração, pensamento, corpo, músculos, tendão… Isso é o todo. Na musculação, por exemplo, não se treina o todo, só se treina os músculos. É preciso ligar o corpo para treinar tudo ao mesmo tempo. Isso é o que no lao qigong é chamado de “primeiro início”. Depois que se consegue ligar o corpo, temos um novo início, onde precisamos conquistar outras coisas.

Portanto respiração, meditação, sentir a energia e concentrar no dantien não é chi kung. Então a partir daqui, entendendo o que não é chi kung, poderemos começar a entender o que é chi kung. Mas não basta ter a ideia correta, é preciso também prática correta. Por isso, nas próximas conversas com o mestre Cai vamos aprofundar cada vez mais no assunto. Portanto, se você quer ficar por dentro e saber mais sobre o seu método de chi kung, clique aqui.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!