O Caminho do Guerreiro Pacífico

Entender a filosofia das artes marciais do extremo não é uma tarefa fácil. Baseadas principalmente no budismo, taoismo e confucionismo, seus conceitos costumam ser paradoxais e difíceis de serem compreendidos. Porém, embora esse pensamento estranho aos olhos do ocidental, acostumados com pensamentos objetivos, estas filosofias enfatizam a prática. Portanto, através de exemplos da vida prática se torna muito mais fácil compreendê-las. Porém, sempre existe uma forma de começar e O Caminho do Guerreiro Pacífico é uma delas.

o caminho do guerreiro pacífico

O Posto de Gasolina no Fim do Arco Íris

O Caminho do Guerreiro Pacífico é um livro que faz essa ponte da filosofia com a vida prática. Embora não seja um livro sobre artes marciais, ele traz toda a sua filosofia através da experiência de vida do seu autor. Dan Millman foi campeão mundial de ginástica artística durante os anos em que foi estudante da Universidade de Berkeley, na década de 1960. Neste livro ele conta sua experiência e aprendizado durante esses anos com um homem a quem ele chamou de Sócrates.

Certa madrugada, ao acordar de um pesadelo, Millman se pôs a caminhar pelas ruas do bairro. Em dado momento ele parou em um posto de gasolina para comprar algo para comer. A pessoa que o atendeu foi um homem misterioso, que era o dono do posto. Dan percebeu intuitivamente que aquele senhor possuía algo a mais que as outras pessoas não tinham. Movido por um impulso, Dan retornou na madrugada seguinte, o que passou a se tornar uma rotina.

O fato é que desde o primeiro encontro, aquele senhor havia colocado em Dan dúvidas que ele nunca havia tido antes. Dan estava em profunda agonia e queria entender o que estava acontecendo com a sua vida. Ele era um atleta em ascensão, tinha as garotas da faculdade aos seus pés, mas nada dava sentido à sua vida. Foi neste velho e simples dono de posto que ele encontrou um guia. Millman o apelidou de Sócrates em referência ao filósofo grego. Sócrates nunca revelou seu nome verdadeiro, mas revelou a Millman o que ele chamava de “o caminho do guerreiro pacífico”.

O Caminho do Guerreiro Pacífico: um livro que modifica vidas

O Caminho do Guerreiro Pacífico é sobre estar no aqui e agora. É sobre realizar cada ato com total consciência do momento presente. Essa é a essência do zen budismo, uma das filosofias por trás de muitas artes marciais. Existem muitas outras lições, encontrar o seu propósito de vida é uma delas. Embora Millman seja hoje instrutor de artes marciais, toda a trajetória foi percorrida por meio da ginástica.

Uma das lições que eu quero destacar possui relação com encontrar nosso propósito de vida. Essa lição, se não me engano, não está no livro, mas no filme Poder Além da Vida (Peaceful Warrior). Em dado momento, Dan quase desiste da ginástica por acreditar que não poderia mais competir. Foi então que Sócrates lhe perguntou: “Dan, você precisa de uma medalha para fazer o que gosta?”. Essa questão é muito importante para artistas marciais e atletas de combate, pois muitos se encontram nesta mesma condição, parando de praticar quando não são mais capazes ou passaram da idade de competir.

O Caminho do Guerreiro Pacífico é um livro que transforma vidas. Um pouco de sua filosofia é contada pelo próprio autor nos vídeos abaixo. É sem dúvida um livro para todas as pessoas que buscam um sentido para a vida e essencial para artistas marciais. Dirigido pelo próprio Millman, Poder Além da Vida é um filme que conta a mesma história de forma resumida. Mas como o meu público do youtube está acostumado a ouvir, o filme nunca é melhor do que o livro.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos, deixe um comentário ou pergunta abaixo e comente o que aprendeu se já leu ou assistiu. Se você se interessou pelo livro, você pode adquiri-lo na neste link.


Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *