HapKids – Energia infantil em harmonia

O hapkido HapKids é uma aula de artes marciais e educação física completa para crianças desenvolvida em Valinhos-SP. O objetivo é desenvolver habilidades e inteligências necessárias para a prática de artes marciais. Portanto, o foco não é a técnica, que só deve ser enfatizada por volta dos 14 anos de idade. Isso evita o fenômeno chamado especialização precoce, responsável por causar lesões e danos psicológicos, que leva ao abandono precoce da modalidade.

Jogos de luta

O HapKids é diferente de outras aulas de artes marciais, onde a luta é excluída do currículo infantil. Aqui as crianças aprendem a lutar brincando, por meio dos jogos de luta (também chamados de jogos de oposição). Estes jogos são bastante atrativos e estimulantes para as crianças, pois o elemento imprevisibilidade está sempre presente. Os jogos estimulam as crianças por meio de situações-problema, sempre situações de luta. As crianças precisam recorrer a todas as suas habilidades físicas e cognitivas para resolvê-las, ou desenvolver novas capacidades. Isso amplia suas possibilidades de resposta e o seu repertório motor.

São utilizados diversos objetos simples e seguros nos jogos, como bexigas, bolas, espaguetes de piscina e outros. Assim, as crianças brincam de luta sem o risco de se machucar. Não há repetição interminável e monotonia, tudo está sempre mudando, cada repetição é sempre uma situação nova e imprevisível. Assim as crianças aprendem os elementos básicos das artes marciais da maneira mais efetiva possível: se divertindo! As crianças terão desenvolvidas na infância as habilidades básicas para que no futuro sejam capazes de praticar qualquer arte marcial ou esporte de combate se assim desejarem. Não importa se será o hapkido, hankido, hangumdo ou kung fu, as habilidades estarão presentas, prontas para serem aperfeiçoadas.

Brincadeira de mão dá certo!

Naturalmente, os pais se preocupam se as brincadeiras não vão ultrapassar os limites e as crianças se tornar violentas. Por isso existe a preocupação de que a criança aprenda o comportamento adequado aos jogos. Assim, nas faixas etárias mais baixas os jogos são predominantemente entre as crianças e o professor. Conforme aprendem o comportamento adequado e as regras permitem, as crianças começam a jogar também umas com as outras. Isso depende da faixa etária, maturidade e do tipo de jogo.

O objetivo é que a criança aprenda os elementos da luta, o comportamento adequado e o desenvolva a criatividade. Dessa forma é esperado que a criança seja capaz de ensinar os jogos aos amigos e quiçá criar seus próprios jogos. Assim eles poderão brincar e aprender de forma divertida e segura, sem precisar estar na academia, com ou sem a supervisão de um adulto.

Currículo HapKids

O currículo é composto por elementos de diversas artes marciais. Sua base é constituída principalmente pelo trio de artes marciais coreanas hapkido, hankido e hangumdo. Há também elementos do kung fu e de outras artes marciais e lutas. Dobraduras e outras atividades desenvolvem a coordenação motora fina. O básico do alfabeto, idioma, brincadeiras e outros elementos da cultura coreana compõe o currículo. A cultura asiática é abordada para contextualizar as artes marciais.

A linha de ensino segue o conceito de zona proximal e a teoria social cognitiva. O conceito de zona proximal foi desenvolvido pelo psicólogo Vigotsky, um dos maiores estudiosos do aprendizado. Conforme o conceito, com ajuda adequada, uma criança é capaz de realizar tarefas de faixas etárias superiores à sua. Assim, uma criança de 7 anos se torna capaz de realizar tarefas de 8, 9 ou 10 anos de idade. A teoria social cognitiva vem sendo desenvolvida pelo psicólogo Albert Bandura. Uma das ideias centrais da teoria é a capacidade do indivíduo de gerenciar o seu próprio aprendizado. Isso é o que dará a criança a capacidade de criar seus próprios jogos e ensiná-los aos amigos.

O currículo é completamente pensado para que as crianças desenvolvam a autonomia, a criatividade e a autoexpressão. Em cada atividade a criança desenvolve seu próprio pensamento e cada experiência com o próprio corpo mantém vivo o espírito de curiosidade. Essa curiosidade deve ser mantida ao longo da vida para que se desenvolvam como seres humanos pensantes, críticos e atuantes no seu meio social.

Turmas

As turmas são divididas em quatro faixas etárias, que vão dos 3 aos 11 anos de idade aproximadamente. Como as diferenças no desenvolvimento são grandes com apenas um ano de diferença, as aulas são muito específicas para cada faixa etária. Cada turma tem duração, frequência semanal e intensidade compatíveis com seu tempo de atenção e características de desenvolvimento. O professor é Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Unicamp, tendo a formação necessária para trabalhar com crianças e portadores de deficiência. Possui ampla experiência no ensino de lutas em academias, clubes, escolas e berçários para crianças a partir de 1 ano de idade.

합 – Hap: harmonia, união

기 – Ki: energia

Kids: crianças

HapKids: energia infantil em harmonia

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry