Hankido

Uma arte marcial recente desenvolvida a partir do hapkido pela genialidade do Grão Mestre Myung Jae-nam (1938-1999). Conhecido no início como uma corrente do hapkido, logo se tornou uma arte marcial separada, pois tinha os seus próprios conceitos. Sua origem remete ao tempo em que os gêmeos Myung Jae-nam e Myung Jae-ok começaram a praticar o hapkido de forma mais circular. Na época os irmãos ficaram famosos no meio do hapkido como “os que circulavam”. Myung Jae-ok fundou o hoi jeon moo sool e Myung Jae-nam, que foi representante do aikido na Coreia, fundou o hankido.

Hoje, mestre Ko Baek-yong é o grande nome do hankido, ficando atrás apenas do fundador. Tendo sido o braço direito do fundador, mestre Ko teve papel importante no desenvolvimento desta arte e a continua aprimorando. Após se desligar da IHF (International Hapkido Federation) fundou a a World Hanki Martial Arts Federation ou Hankimuye. O currículo da Hankimuye é composto da tríade HKD: hapkido, hankido e hangumdo.

A prática do Hankido

O hankido é uma excelente alternativa para o taijiquan (tai chi chuan), porém com mais interação e contato físico. Serve tanto para pessoas que procuram pela saúde quanto para aqueles que buscam uma arte marcial profunda. Diferente do taijiquan, que tem se transformado numa forma de terapia e exercícios individuais, o hankido preenche esta lacuna possuindo, além dos seus exercícios solo, exercícios em dupla de defesa pessoal que são praticados tanto lentamente, como no taiji, quanto em alta velocidade. Cada faixa etária pratica conforme suas características e objetivos. Mestre Ko, sempre procurando desenvolvimento, enviou seu filho Ko Se-hwan para aprender o estilo chen taijiquan. Assim o hankido traz no seu escopo alguns conceitos e práticas desta arte marcial.

É aconselhado para qualquer indivíduo, sendo excelente para idosos, pois possui grande mobilidade. Mas é também uma excelente forma de defesa pessoal, exercício e arte marcial para os mais jovens. É fundamentado sobre as suas 12 formas, que são 12 técnicas básicas com suas inúmeras variações.

Luiz Miele é o representante da Hankimuye no Brasil e a pessoa de contato da América do Sul. Em 2015 ele levou consigo três de seus alunos para a escola Sangmukwan na Coreia para treinar com mestre Ko Baek-yong.

Hankido