Veja no Amazon

Século 16 e 17, dinastia Ming, China. Naquela época os piratas japoneses aterrorizavam o leste da Ásia, especialmente China e Coreia. Um proeminente general desenvolveu uma tática capaz de repelir os piratas. Seu nome era Qi Jiguang e sua tática era a formação pato mandarim.

Qi Jiguang foi um importante general não só para o exército da dinastia Ming. Suas ideias e inovações influenciaram gerações de artistas marciais, militares ou não, dentro e fora da China. O general Qi foi autor de um importante manual de artes marciais chamado Ji Xiao Xin Su. Acredita-se que o taijiquan tenha raízes nas técnicas de punho contidas neste manual. O Ji Xiao Xin Shu deu base ao que mais tarde veio a ser o Muye Dobo Tongji, livro coreano que registra técnicas militares da dinastia Yi. Estes são alguns exemplos para ilustrar a influência de Qi Jiguang, a importância da sua obra e de seus feitos.

formação pato mandarim

Conheça o Muye Dobo Tongji, o manual de artes militares coreanas de 1790.

Recursos

Qi Jiguang dispunha de um exército constituído principalmente por camponeses, uma grande desvantagem frente aos piratas que viviam da guerra. Com o tempo de que dispunha para treinamento, era impossível que seus soldados se equiparassem tecnicamente aos invasores. Assim, eram necessárias táticas que neutralizassem as habilidades combativas dos japoneses.

Havia um sistema de recompensas durante a dinastia Ming, o tael, uma medida de peso equivalente a 50 gramas. Assim, quando um soldado matava um inimigo ele era recompensado com 30 tael (de prata ou ouro). o general Qi mantinha também um rígido sistema de punição, onde quem fugisse era executado. Se o grupo todo fugisse, o líder era executado e se quanto o líder morresse o grupo todo fugisse, todos eram executados.

Qi Jiguang dispunha ainda de mais dois importantes recursos: as armas de fogo e a lança de múltiplas pontas. A lança de múltiplas pontas era uma lança de bambu que continha pontas de lanças em seus galhos. Era uma arma decisiva na formação pato mandarim e na vitória contra os piratas japoneses. A propósito, o filme God of War conta sobre a primeira vitória de Qi Jiguang sobre os piratas.

formação pato mandarim

O filme God of War conta uma das vitórias de Qi Jiguang contra os piratas japoneses.

A Formação Pato Mandarim

Formação pato mandarimAs formações de batalha no norte da China eram constituídas de grandes batalhões, cada um de uma determinada arma. Isso era possível porque a geografia permitia, o que não acontecia no sul. Por isso, a formação pato mandarim era uma formação enxuta, com 5 tipos de armas. Ela era constituída por um grupo de 11 soldados, sendo um líder, que carregava a bandeira e 5 duplas. Havia uma dupla de escudo e espada, uma de lança de múltiplas pontas, uma de tridente e duas de lança longa. Era uma formação simétrica que tinha a lança de múltiplas pontas como arma principal. Para a cultura chinesa o pato mandarim é um símbolo de carinho e fidelidade conjugal, pois após acasalar, o casal permanece junto para o resto da vida. Daí o nome da formação, já que nela os soldados se dispõem em pares.

Escova de loboA lança de múltiplas pontas ficava à frente dando estabilidade à formação e atuando como a primeira barreira para o oponente. Ela impedia a aproximação do adversário, pois para isso ele teria primeiro que eliminar os galhos. Isso dava tempo suficiente para que as outras armas pudessem combatê-lo. Se tornou ainda mais difícil combatê-la quando os galhos de bambu foram substituídos por galhos de aço. As espadas e escudos defendiam a região vulnerável dos portadores desta arma.

A disposição básica da formação pato mandarim era longa e estreita, boa para terrenos irregulares. Mas quando o terreno permitia ela podia se abrir para os lados, na chamada formação Céu e Terra. Esta formação funcionava como se fosse os punhos: não se sabe se o lado direito ou esquerdo ataca. Isso era decisão do líder. A formação também podia ser arranjada numa formação linear chamada pequenos três elementos, que formava várias linhas defensivas no sentido ântero-posterior. Havia ainda a formação três elementos, em que o centro se ocupava da defesa e a direita e esquerda do ataque.

A Importância da Tática

Por meio da formação pato mandarim e com a utilização da lança de múltiplas pontas os chineses foram capazes de vencer os piratas japoneses em 1557. Esta excelente tática de Qi Jiguang fez com que camponeses derrotassem guerreiros profissionais. Os piratas japoneses eram excelentes guerreiros armados com espadas de alta qualidade. Por outro lado, os soldados chineses e, posteriormente coreanos na guerra Imji, lutavam coletivamente de forma muito bem organizada. Sua tornava ineficaz o combate individual e a excelente técnica dos piratas japoneses.

Embora o ideal seja aliar excelentes táticas e técnicas, a formação pato mandarim é uma prova de que uma boa tática prevalece sobre a técnica. Se você quiser saber mais sobre táticas você pode participar desta aula onde eu explico como você pode melhorar as suas táticas.

No vídeo abaixo é possível assistir a um pequeno trecho de um documentário da CCTV sobre a formação pato mandarim. Ative as legendas para assisti-lo. No artigo sobre o Muye Dobo Tongji há um pequeno trecho no vídeo que mostra o treinamento da formação pato mandarim na Coreia do Sul.

Gostou deste artigo? Compartilhe com os seus amigos e deixe um comentário dizendo o que achou!!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  1. felipe disse:

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂