Dica de filme: Três Reinos – A Ressurreição do Dragão

three-kingdoms-resurrection-of-the-dragon-san-guo-zhi-jian-long-xie-jia.26661Três Guerreiros – A Ressurreição do Dragão (por algum motivo o nome em Português é Três Guerreiros ao invés de Três Reinos, o que na minha opinião descaracteriza a estória, pois não faz sentido) é um filme do cinema de Hong Kong em parceria com a China continental e a Coreia do Sul. É baseado no capítulo 92 do Romance dos Três Reinos, um dos quatro livros considerado como os pilares da literatura Chinesa, escrito por Luo Guanzhong no século XIV, que trata sobre os períodos turbulentos do final da dinastia Han e da era dos Três Reinos.

Zhao Zilong, interpretado por Andy Lau, é o centro desta trama, que de recruta passa a soldado proeminente até se tornar um dos cinco generais Tigre do exército de Liu Bei. Os outros quatro são Guan Yu, conhecido normalmente por aqui como Guan Gong (Kuan Kun), Zhang Fei, Ma Chao e Huang Zhong. Zilong ganha respeito e fama ao resgatar das mãos do exército inimigo o ainda bebê filho de Liu Bei, uma cena de destaque no filme.
A estória é narrada por seu companheiro de exército e conterrâneo Luo Ping’an (interpretado por Sammo Hung), personagem decisivo na trama. Outra personagem decisiva é Cao Ying (Maggie Q). Uma curiosidade é que, por ser vegana, Maggie Q se recusou a utilizar roupas de origem animal, assim seu figurino foi confeccionado com couro sintético. Vale lembrar que na estória original este personagem é masculino, mas optou-se no filme por uma guerreira que veste roupas masculinas. Outros personagens da trama são os já citados Liu Bei (imperador do reino de Shu), Guan Yu, Zhang Fei, Ma Chao, Huang Zhong, Cao Cao (guerreiro do Estado de Wei e rival de Liu Bei), Guan Xing (filho de Guan Yu), Zhang Bao (filho de Zhang Fei), Liu Shan (último imperador de Shu), o brilhante estrategista ao lado de Liu Bei, Zhuge Liang, Han De (general subordinado de Cao Ying) e seus filhos Han Ying, Han Yao, Han Jing e Han Qi, a mais alguns outros personagens de destaque e/ou importância ligeiramente menor no filme.

Um excelente filme de artes marciais chinesas que retrata um pouco de história e uma rápida viagem pela cultura chinesa ao retratar uma de suas principais obras literárias.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *