Muitos atletas de sanda cometem o erro de estimar errado o nível do seu adversário principal. Por isso perdem para adversários contra os quais eles seriam capazes de vencer.

Eu já cometi esse erro e nesse artigo eu vou te contar como foi e também como não deixar isso acontecer! Assista o vídeo abaixo e leia o artigo até o final para saber como fazer isso.

Não Coloque Seu Adversário Em Um Nível Acima Do Que Ele Realmente Está

Na minha última luta no mundial de wushu de 2011 eu perdi para um atleta de Taiwan nas quartas de final. Como eu estava com o pé muito machucado da luta anterior, seria difícil vencer aquela luta.

Mesmo assim, eu consegui estar à frente do placar em alguns momentos.

Naquela época eu e alguns atletas dizíamos que Taiwan era o time B da China. E ter acreditado nisso e mantido essa ideia na cabeça foi minha autossabotagem.

Acontece que Taiwan não é um país com muita tradição no sanda e leva apenas um atleta, às vezes dois para o mundial. E os resultados deles não são excepcionais. Geralmente é uma medalha de bronze, no máximo, como foi na ocasião.

E talvez aquele bronze pudesse ter sido meu…

Porque pelos resultados de Taiwan, o nível dos atletas deles é próximo do nível do Brasil. Só que eu sei disso HOJE, com os conhecimentos do Sanda Expert! Naquela época eu ainda não sabia…

Se eu soubesse que estava lutando com um atleta do mesmo nível que eu, talvez isso me desse o estímulo necessário para vencer pelo menos aquela luta e ficar com o meu segundo bronze em um mundial!

O problema foi que eu julguei errado o nível do adversário, baseado no achismo, sem estudar seu histórico e do seu país.

O Que Você Acredita Sobre O Seu Adversário Se Torna Verdade Para Você

O problema foi que eu acreditei que ele estava em um nível acima do que realmente estava e talvez tenha perdido por isso.

E muitos atletas no Brasil fazem a mesma coisa que eu fiz. Há anos vejo isso acontecer em campeonatos estaduais e brasileiros.

Já vi várias vezes atletas chegarem perto de vencer atletas mais experientes, até da seleção brasileira e acabarem perdendo. Simplesmente porque o adversário já tinha um nome forte…

Não, não é porque sendo da seleção brasileira ou várias vezes campeões do mesmo evento que são atletas muito superiores.

É porque o fato de o adversário já ter sido campeão ou ter disputado campeonatos internacionais, incluindo o mundial, visivelmente pesa no psicológico do oponente.

Claro que a experiência daquele adversário conta, mas muitas dessas derrotas são mais para a imaginação do próprio atleta do que para o seu adversário em si.

Tudo isso porque julgam errado o nível dos seus adversários. No seu imaginário eles os colocam em um patamar acima do que realmente estão.

Assim, as crenças deles se tornaram realidade – dentro da sua própria mente.

Como Avaliar O Nível Do Seu Adversário (Mesmo Sem Ter Visto Suas Lutas)

Acontece que estimar errado o nível dos seus concorrentes é muito fácil!

Posso te provar isso neste artigo em que eu falo quais são as 5 maiores seleções de sanda. Pode ter certeza que você não vai acertar quais são!

Antigamente, não tínhamos como assistir as lutas de atletas que disputavam campeonatos internacionais. Então tudo o que sabíamos vinha das histórias de quem esteve lá.

Por isso, apenas podíamos imaginar como esses atletas se comportavam nestas competições.

Com o tempo começamos a ter acesso a algumas lutas que as pessoas postavam na internet. Mas como não eram categorias completas, não tínhamos parâmetro para saber como era o todo.

Assim, era mais difícil estudar as lutas dos nossos oponentes. Até as lutas de campeonatos no Brasil não eram fáceis de assistir, a menos que você estivesse no campeonato.

Mas hoje em dia é muito fácil ter acesso às lutas! O campeonato mundial de wushu é transmitido ao vivo pelo YouTube. E depois fica tudo gravado no próprio YouTube!

Mesmo o campeonato brasileiro e pelo menos o paulista, entre os estaduais, também tem transmissão ao vivo. Então você pode assistir as lutas e estudar os atletas.

Basta ter os critérios certos para avaliar as lutas que você vai ter um diagnóstico completo da sua categoria e do nível dos seus adversários! Depois é só treinar de acordo.

E o que ninguém sabe é que existe uma forma de se preparar para enfrentar seus adversários e, em alguns casos, estimar seu nível mesmo sem nunca ter visto suas lutas!

Para isso você só precisa ter os dados certos na sua mão!

Claro que se você puder assistir suas lutas antes para conhecê-los é melhor. Mas existem alguns aspectos que funcionam para praticamente todos os atletas da sua categoria.

Se você estudar isso, com certeza você será capaz de vencer adversários que hoje você acha que estão muito acima de você e que você não sabe como vencer!

Então se você quiser saber como estudar as lutas  e a sua categoria com os critérios certos, clique aqui para conhecer o Sanda Expert, que é onde eu ensino tudo isso!

Lembre-se: lutar sanda você já sabe. Só falta você saber COMO VENCER!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!