A postura de combate possui um detalhe que passa despercebido ou é até ignorado por muitos praticantes. Esse detalhe é como posicionar a cabeça. Esse é o ponto mais importantes a ser considerado ao construir a sua postura de combate. A cabeça é o chefe do corpo. É por meio dela que comandamos todas as ações voluntárias do corpo, recebemos e interpretamos grande parte das informações do ambiente. Portanto devemos dar atenção especial a ela durante o treinamento, pois o posicionamento correto da cabeça é fator determinante para o desenvolvimento e qualidade da sua técnica.

Observando o ambiente

Uma boa avaliação do ambiente e dos adversários depende da entrada dessas informações por meio do campo visual. Ninguém luta de olhos fechados, por isso é preciso enxergar bem. Dependendo da posição da cabeça enxergamos o ambiente melhor ou pior, com mais ou menos detalhes. Isso é por uma questão de perspectiva, dependendo da inclinação e altura da cabeça muda o ângulo do que vemos. Assim temos mais consciência do ambiente, incluindo os oponentes, com a cabeça em determinadas posições.

O posicionamento da cabeça determina também maior ou menor fluxo sanguíneo para o cérebro e consequentemente a sua oxigenação. Isso tem influência direta sobre a qualidade e capacidade de execução das funções cerebrais. O cérebro bem oxigenado confere maior capacidade de análise e resposta. Em combate é preciso interpretar e reagir rapidamente aos estímulos do ambiente com o maior grau de precisão possível. No reino animal isso determina a sobrevivência e esse foi um fator determinante para o desenvolvimento da espécie humana. Por isso possuímos um reflexo de defesa de virar a cabeça na direção de um barulho repentino para detectar um perigo em potencial. Não viramos os olhos na direção do som e sim a cabeça. Por isso o nosso corpo, assim como de qualquer animal, foi feito para sustentar a cabeça em certas posições em detrimento de outras.

Segurança na postura de combate

A postura de combate via de regra deve ser segura, é necessário assumir uma postura em que se esteja protegido. A própria postura é a defesa, as regiões mais sensíveis do corpo não devem em hipótese alguma ser expostas. A maioria dos pontos sensíveis se situam na linha mediana (central) e na frente, o que inclui a maioria dos nossos órgãos e o rosto. Sendo o rosto um dos alvos principais do corpo, este não deve ser exposto. É muito importante que esteja claro que a cabeça é um alvo, por isso deve ser colocada num local difícil de ser atingido. Assim, se faz necessário assumir uma postura de combate em que o posicionamento da cabeça assegure a proteção do rosto.

A posição da cabeça na postura de combate deve ser mantida levando em conta todos, mas não somente, estes fatores. Outros aspectos como equilíbrio, força e movimentação também possuem muita relação com a posição da cabeça. Então, agora que você já sabe da importância da posição da cabeça, assista o vídeo e saiba como posicioná-la da melhor maneira!

Este artigo foi útil para você? Compartilhe para ajudar outros praticantes e deixe um comentário dizendo como te ajudou!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!