Uma das maiores dificuldades que os praticantes de artes marciais sentem é como melhorar os chutes. A grande maioria dos praticantes não consegue chutar corretamente. Muitos sabem disso, mas não sabem como corrigir. Então nesse artigo vou dar 4 dicas de como melhorar os chutes. Para ter uma referência visual de como fazer cada passo do artigo, assista o vídeo abaixo.

Muitos professores possuem uma enorme dificuldade em ensinar chutes, mas nem sempre enxergam essa dificuldade. Ou não enxergam a dificuldade como dificuldade, atribuindo o problema ao aluno que não consegue aprender. O aluno não entende como chutar, mas muitas vezes não é por culpa dele. Geralmente o problema está na explicação do professor, que não ensina de forma clara, do jeito que o aluno entende.

Em diversas escolas o método de ensino consiste de algumas explicações básicas e demonstração. O professor como posicionar pé que chuta, para virar o pé de baixo e mais um ou outro detalhe. Então ele demonstra o chute algumas vezes e pede para o aluno copiar e repetir na sua contagem. Por fim, manda o aluno treinar X vezes, por X minutos ou até ele voltar para ver. O aluno tenta memorizar e reproduzir um modelo de movimento. Talvez até saiba o que precisa corrigir, mas não sabe COMO corrigir a si mesmo. Saber o que fazer é uma coisa, saber como fazer é outra…

Como Melhorar os Chutes

Muitas vezes o problema do professor ao ensinar e do aluno ao praticar é não saber o que é preciso observar. Sabendo o que observar é possível construir o caminho para atingir o resultado desejado. É preciso observar a postura do chute, equilíbrio, o caminho mais curto e o melhor aproveitamento de energia. Isolando e combinando esses quatro elementos se criam exercícios para melhorar os chutes.

Você não precisa fazer tudo isso numa única sessão de treino. Você pode enfatizar um determinado aspecto, como a postura, durante alguns dias. Depois passa para o aspecto seguinte, que é o equilíbrio e assim por diante. Mas isso não significa que você não possa praticar tudo isso na mesma sessão. Porém, enfatizar cada fase durante alguns treinos é melhor. É preciso desenvolver a força para manter a postura antes de desenvolver o equilíbrio. É preciso o equilíbrio estático antes do equilíbrio dinâmico (equilíbrio durante o chute). É preciso aprender a sair de uma posição e atingir a postura do chute antes de saber como fazer isso de forma que tenha o melhor aproveitamento de energia possível, que é a técnica ideal.

Se você seguir os 4 passos seguintes, você pode fazer em qualquer velocidade e intensidade de força. Mas lembrando que o treino lento é essencial e é o melhor para se corrigir. Treinando devagar você identifica as falhas e incorpora as mudanças com mais facilidade.

1# – Acerte a Postura e Construa a Estrutura

A primeira coisa a se pensar sobre como melhorar os chutes (e qualquer outra técnica) é a postura. A postura garante a primeira e principal força da técnica, que é a força da estrutura. A postura incorreta afeta no equilíbrio e no gasto de energia. É difícil se equilibrar numa postura incorreta, pois se gasta muita energia para isso. Ela também desperdiça energia na medida em que o direcionamento das forças é ineficiente. Por isso é preciso construir uma boa estrutura logo de início através da postura. Já falei brevemente sobre isso no artigo sobre equilíbrio e posição da cabeça.

Para construir a estrutura você precisa saber qual deve ser a posição das articulações na postura final do chute. Então você vai construir a postura final. Erga a perna numa altura confortável utilizando o apoio de uma parede, árvore, bastão, etc., para se equilibrar. Então você deve sustentar a perna por um tempo naquela posição, algo em torno de 10 segundos é suficiente. O importante é descansar assim que a posição começar a ficar desconfortável. Nessa posição você irá observar e corrigir a posição das articulações do pé, tornozelo, joelho, quadril e todo o corpo.

É preciso sustentar a postura por alguns segundos para que você tenha tempo de observar a posição das articulações. O seu cérebro precisa de um tempo para reconhecer e descobrir como assumir essas posições. Nesse processo você ativa as fibras musculares necessárias para a manutenção da posição e desativa as que você não precisa. Nesse processo, você fortalece os músculos necessários para a manutenção da postura. Assim, quando seu chute atingir essa posição, você terá essa força.

2# – Desenvolva o Equilíbrio na Postura Correta

O equilíbrio influencia diretamente na força do chute, pois a força depende do atrito com o chão e da lei da ação e reação. Quanto mais equilibrado um corpo, maior é a sua capacidade de produzir força a partir do chão. Para se equilibrar é preciso encontrar o eixo da postura, que é necessário para o bom atrito com o chão. Assim você pode desenvolver uma boa capacidade de transferir o peso de um ponto ao outro, que é no que consiste a força ao golpe.

Depois de ter desenvolvido a memória muscular para manter a posição, você deve diminuir a necessidade de apoio externo. Aos poucos você vai diminuir o apoio dos braços na parede. Chegará o momento em que não precisará do apoio para manter a posição. Os braços ficarão livres e o equilíbrio não dependerá mais deles.

3# Encontre o Caminho do Chute

Após desenvolver minimamente bem as fases anteriores, é preciso pensar não só na estrutura, mas no movimento. Não adianta saber apenas a postura final do chute, é preciso saber como chegar nela. O chute tem começo, meio e fim. A posição final do chute, na verdade é o meio. A posição inicial é com os pés no chão e a posição final também. Então a partir da posição inicial com os pés no chão é preciso chegar na postura que foi praticada anteriormente. E também é necessário observar o caminho de volta da postura do chute até voltar o pé no chão.

Você deve fazer isso procurando o caminho mais curto, mais direto para atingir o alvo. Mas o mais direto precisa levar em consideração a sua proteção. Então você deve escolher o caminho mais direto em que você está menos vulnerável. Mas se você está pensando em como melhorar os chutes, é preciso entender que tudo deve ser feito em equilíbrio. É necessário buscar adquirir total controle sobre o equilíbrio desde o momento que o pé sai do chão até o momento que ele retorna.

4# – Aproveite o Máximo da Energia

Por fim, o último ponto a se pensar sobre como melhorar os chutes é gastar o mínimo de energia para atingir o máximo de força. Como já foi dito, para isso é necessário postura correta, equilíbrio e saber qual é a trajetória mais rápida e menos vulnerável do chute. Um chute que gasta o mínimo de energia para atingir o máximo de força tem tudo isso. Mas não só isso. É preciso aprender a relaxar.

O caminho mais direto até o alvo gasta menos energia porque é mais curto. Quando aprendemos a manter a posição articular, adquirimos coordenação intermuscular (entre os músculos) e intramuscular (entre as fibras de um mesmo músculo). Essa coordenação ensina o corpo a desativar os músculos e as fibras desnecessárias para a manutenção da postura. Assim, só é usado aquilo que realmente é necessário, o que economiza energia. Quando aprendemos a nos equilibrar, fazemos exatamente a mesma coisa. Ativamos os músculos e fibras necessários para equilibrar e desativamos os desnecessários. Fazemos isso ao posicionar corretamente cada parte do corpo.

Mas é imprescindível aprender a relaxar. Isso significa que você deve aprender a tensionar os músculos na medida certa e no momento certo, durante o movimento. E você deve aprender a fazer o mesmo com a descontração. Então não basta saber ligar e desligar, é preciso saber quando fazer isso e com qual intensidade “ligar”. É preciso entender que menos é mais. Quanto menos energia você precisar gastar, mais força você vai atingir, assim como um motor potente que consome pouco combustível. Esse é o segredo para aproveitar a energia da melhor maneira possível.

Espero que você tenha gostado destes 4 passos sobre como melhorar os chutes. Agora coloque em prática. E se isso te ajudou, deixe um comentário abaixo e compartilhe com os seus amigos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  1. carlos disse:

    Excelente video professor. Muito grato.