Uma das figuras mais famosas no meio das artes marciais chinesas é o monge budista Bodhidharma. A ele é atribuída a fundação do budismo chan (zen), o papel de patriarca das artes marciais do Templo Shaolin e de criador do sistema de exercícios xisui jing. Mas para entender a importância dessa figura lendária, é preciso entender o ponto de vista do budismo e dos historiadores. Assim, nesse artigo conheceremos a versão da sua história diferente da que circula no kung fu.

Nascimento e Morte de Bodhidharma

Tendo vivido em algum ponto entre os séculos 5 e 6, seu ano de nascimento é incerto. O ano de sua morte também varia, mas em geral entre 528 e 554. Assim como Sidarta Gautama, o Buda Shakyamuni, Bodhidharma renunciou a uma vida de príncipe. Bodhidharma teria sido o terceiro filho do rei do reino de Pallava, na Índia. Ele ainda pertencia a uma casta guerreira, chamada Kshatriya, portanto possuía conhecimentos em artes marciais. É difícil dizer quando ele chegou na China, mas sua viagem  até lá teria levado três anos. Existe um registro do ano 758 que relata seu encontro com o imperador Wu de Liang. Esse encontro aconteceu antes que Bodhidharma viajasse para a região do Templo Shaolin.

Talvez a hipótese mais aceita sobre a sua morte é a de envenenamento por monges invejosos. A inveja dos monges teria sido o motivo pelo qual ele não foi aceito no Templo Shaolin. Isso fez com que ele se retirasse para uma caverna próxima durante 9 anos, como veremos adiante. No Templo Zulai, em Cotia-SP, há a informação de que Bodhidharma morreu por envenenamento, na oitava tentativa. Uma lenda diz que após a sua morte, ele foi encontrado por um diplomata andando descalço carregando uma sandália. Quando questionado sobre aonde ia, ele respondeu que estava voltando para a Índia. Quando o diplomata contou a estória, seu túmulo foi aberto imediatamente e ali havia apenas a sandália restante.

Passagem Pelo Templo Shaolin

Uma das lendas é que ele ficou em meditação durante nove anos dentro de uma caverna de frente para a parede. O atual método de meditação zen é feito de frente para a parede. Isso, conforme a lenda, teria feito com que a imagem de seus olhos ficasse gravada na parede. Porém, a forma como a lenda é contada muitas vezes dá a entender que ele passou 9 anos sentado de frente para a parede. Isso é apenas um modo de dizer que durante 9 anos ele viveu numa caverna e que passava a maior parte do tempo lá dentro em meditação.

Esses 9 anos é o tempo em que ele teria estado no Templo Shaolin, como muitos querem. O Templo Shaolin era o ponto de referência da região, então quando se falava em ir para Shaolin, poderia significar ir para a região de Shaolin. Portanto estar no Templo Shaolin não significava estar necessariamente dentro do templo, mas ao redor. E ao que tudo indica, esse foi o caso de Bodhidharma. Existem pouquíssimos registros sobre ele e seus discípulos foram quatro: Huike, Dao Fu, Dao Yu e a monja Zong Chi.

Seus discípulos foram poucos porque seu conhecimento era profundo e poucos o queriam. Se pensarmos bem, veremos que a sociedade é assim até hoje. Poucos se engajam no conhecimento real de qualquer coisa. Assim, Bodhidharma costumava não receber muitas pessoas que vinham à sua procura, se dedicando à prática e não ao ensino. Portanto, ser aceito como seu discípulo era quase impossível. Diz uma lenda que ele recusava os pedidos insistentes de Huike para ensiná-lo. Então Huike permaneceu dias na neve, até que decepou sua própria mão como prova de sua sinceridade. Depois desse ato extremo, Bodhidharma reconheceu sua sinceridade e o aceitou como seu primeiro discípulo.

Xisui Jing: O Tratado da “Lavagem da Medula”

Entre as muitas criações atribuídas a Bodhidharma, está o sistema de exercícios para a saúde chamado xisui jing. Conta-se que quando tinha intenção de voltar para a Índia ele questionou seus discípulos sobre o entendimento de sua doutrina. Após a resposta de Dao Fu, Bodhidharma respondeu: “você atingiu a minha pele”. Isso significa que ele entendeu a parte mais superficial do ensinamento. Então após Zong Chi se pronunciar, em resposta ele lhe disse: “você chegou na minha carne”. O significado desse comentário é o de que ela teve uma compreensão um pouco mais profunda. Para Dao Yu a resposta foi: “você atingiu os meus ossos”, ou seja, ele compreendeu quase totalmente.

Huike respondeu com um gesto, uma resposta em forma de linguagem não verbal. Bodhidharma então lhe disse: “você alcançou minha medula” e assim, Huike teria se tornado seu sucessor. O sistema nervoso central (encéfalo e medula) é a parte mais essencial do corpo. Então, o significado dessa sentença é de que Huike teria compreendido a essência do ensinamento. Séculos mais tarde essa sentença foi interpretada erroneamente como sendo o nome de um suposto manual secreto dado para Huike. O manual chamado Tratado sobre a Lavagem da Medula” (Xisui Jing) teria desaparecido por mais de um milênio até “ressurgir” miraculosamente no século 17. Assim, a criação do xisui jing foi atribuída a Bodhidharma, fruto de uma má interpretação. O Yi Jin Jing (Tratado da Renovação dos Tendões) também é atribuído a ele.

A Relação Entre Bodhidharma e o Kung fu

Bodhidharma é mais famoso, pelo menos nas artes marciais chinesas, por ter introduzido as artes marciais no Templo Shaolin. Os monges de Shaolin participaram de batalhas desde a dinastia Tang (618-907). Por motivos políticos monges eram convocados para batalhas, sem terem tido treinamento nenhum. Não existem evidências de que os monges praticavam artes marciais previamente, recebendo treinamento e armas somente no exército.

As artes marciais no Templo Shaolin parecem ter iniciado somente no século 12 com a prática de bastão, isso até o século 16. A primeira vez que as artes marciais de Shaolin foram documentadas foi num manual de bastão do século 17. Este manual foi escrito por Chen Zong You, um mercante que se tornou famoso pelo estudo de artes marciais e publicação de manuais como o Dandao Fa Xuan. Somente a partir do século 16 é que começaram a ser desenvolvidas as técnicas de combate desarmado.

Então, vamos reunir as informações. Bodhidharma permaneceu 9 anos na região do Templo Shaolin, porém no templo mesmo ele nunca entrou. Teve somente quatro discípulos, morreu por envenenamento e os primeiros registros de prática de artes marciais no templo são de vários séculos após a sua morte. Assim, embora tenha nascido numa casta guerreira, a afirmação de que Bodhidharma iniciou a prática de kung fu no Templo Shaolin é apenas um mito.

Fontes de Pesquisa

Alguns dos fatos citados podem ser encontrados no livro The Shaolin Monastery History, Religion and Chinese Martial Arts. Este livro foi escrito pelo historiador Meir Shahar e publicado pela University of Hawai’s Press. Sua versão em português é chamada O mosteiro de Shaolin. Sobre Cheng Zong You, ver Dandaofa Xuan – Chinese Long Saber Techniques Anthology. Sobre o manual de Bastão de Shaolin, acesse o Chinese Long Sword.

Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe para alcançar outras pessoas!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!