A melhor maneira de se esquivarPara quem tem contato próximo com as artes marciais e esportes de combate não é novidade a importância das esquivas. Porém, muito pouco se discute sobre qual a melhor maneira de se esquivar. Normalmente no kung fu se aprende técnicas tradicionais, mas na hora do combate propriamente dito, tudo é esquecido e se torna sanda. Esta modalidade possui na sua composição algumas técnicas de boxe, como as esquivas. Mas o sanda é uma modalidade mais rica em possibilidades em relação ao boxe, onde se luta só com os braços. Por isso as esquivas no sanda funcionam de maneira diferente, assim não se deve treinar esquivas do mesmo modo que no boxe. Pela ausência de regras as artes marciais tem ainda mais possibilidades, o que torna inviáveis as esquivas do boxe.

A melhor maneira de se esquivar

Não há uma receita de bolo para a esquiva. Não há um passo a passo que explique quais são os movimentos exatos que devem ser feitos. Sempre haverá variações no movimento conforme a situação. A única exigência é que os movimentos devem ser feitos conforme alguns princípios, que servem de fio condutor. Qualquer movimento de esquiva deverá seguir os princípios de ocupação do espaço, tempo e postura.

Ocupação do espaço

É necessário se deslocar para uma posição segura em relação ao adversário, em que você possa atingi-lo ao mesmo tempo em que não pode ser atingido(a). Defender o espaço é um conceito importante, pois o adversário não pode ter espaço para atacar. Esse espaço então deve ser eliminado, encurtando ou ampliando a distância de forma que fique boa para você e ruim para ele/ela. O segredo da esquiva, portanto, está sempre nos pés. É necessário sair do lugar, mover todo o corpo, mesmo que por alguns centímetros, por isso os pés não podem ficar parados.

Tempo

Uma vez que o tempo é desperdiçado, a oportunidade é perdida. O momento em que o adversário ataca é o momento em que ele está mais vulnerável. Esse tempo não pode ser perdido, então é necessário desferir o golpe durante a esquiva, pois o adversário está no meio do ataque. É importante então aproveitar o ímpeto do oponente contra ele, movendo-se para longe do seu alcance, porém deixando alguma parte do corpo para que ele bata de encontro enquanto avança.

Postura

Atenção especial deve ser dada ao equilíbrio. Não coloque o seu corpo em posições desequilibradas e que exigem muito esforço. Cuidado para não sobrecarregar a região lombar da coluna e atenção para a posição da cabeça. Por ser muito pesada e se situar na parte mais alta do corpo, a cabeça afeta bastante o equilíbrio. Estando numa postura equilibrada o atrito com o chão é maior e isso gera mais força.

A melhor maneira de se esquivar não se caracteriza por um movimento específico, mas pela obediência a estes princípios. Qualquer movimento de esquiva feito de acordo com estes três parâmetros e adequado com a situação se tornará a melhor esquiva possível. Além disso, uma boa esquiva é a chave para realizar uma defesa provocando o desequilíbrio do adversário.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado. Agora, com base nestes quesitos, tente com um(a) parceiro(a) de treino para tentar descobrir as melhores maneiras de se esquivar de acordo com as situações que vocês criarem. Assista o vídeo abaixo onde eu deixo uma dica sobre como treinar.

Gostou desse artigo? Compartilhe para alcançar outras pessoas e deixe um comentário dizendo como te ajudou!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!